Já muito debatida a falta de representação de género e diversidade que marcou os Óscares deste ano, agora uma pesquisa mostra que os papéis femininos no cinema e televisão são capazes de influenciar cerca de 90% das mulheres a mudarem as suas vidas.
Segundo um estudo conduzido pela Geena Davis Institute on Gender in Media e JWT, 53% das mulheres consideram que existe falta de exemplos no feminino no cinema e na televisão enquanto que 80% diz que a opinião das mulheres devia ter mais peso no que diz respeito à influência cultural.
“A verdade é que as mulheres estão seriamente mal representadas em quase todos os setores da sociedade no mundo, não só no ecrã, mas de uma forma geral não estamos conscientes da dimensão dessa falha”, refere Geena Davis, fundadora e administradora do Geena Davis Institute on Gender in Media.
Geena considera ainda que “ no tempo que leva a fazer um filme, podemos mudar o futuro. Lamentavelmente, existem poucas mulheres nos cargos de direção executiva, mas podem existir muitas nos filmes. Como podemos inspirar mais jovens a aspirarem a liderança?”.
“Se as raparigas não virem físicas, pilotos de automóveis e diretoras executivas nos ecrãs, como se espera que elas queiram ser físicas, pilotos de automóveis e diretoras executivas?”, questiona Rachel Pashley, do planeamento estratégico da J.Walter Thompson.
O estudo faz parte do projeto Female Tribes, da JWT, que já tinha criado, em parceria com a Filmes of Record a série documental “Her Story: The Female Revolution“ dedicado à maior categoria de consumidores no mundo: as mulheres.
Comentários (0)