28 de janeiro de 2011

“Falas tu ou falo eu?”

Cantigas, cupões, descontos, IVA. Estão reunidos os ingredientes principais para mais um diálogo entre marcas, onde a publicidade se transforma no canal privilegiado.


 


Se o Pingo Doce “dá música”, o Continente “dá cupões”. Se um desvaloriza os cartões e as promoções, o outro relega para segundo plano as “músicas simpáticas e divertidas”.


 


Se o Imagens de Marca não ficou indiferente, imaginamos que o consumidor também não. Mas haverá aqui uma resposta declarada na nova campanha do Continente, ao concorrente Pingo Doce? Foi esta a pergunta que lançámos às marcas.
Contactada pelo Imagens de Marca, a Jerónimo Martins não deu, até à data, qualquer resposta ou reacção. Já, a Sonae MC, detentora da insígnia Continente, em comunicado, não assume qualquer tom de resposta à campanha do Pingo Doce. Reforçando que esta é apenas uma campanha promocional para o desconto de 10%, e não uma resposta à concorrência. No mesmo comunicado a marca afirma apenas que “o continente tem vindo, ao longo dos últimos anos, a adequar-se não só à conjuntura do país e das famílias portuguesas, mas também aos novos consumidores mantendo-se sempre muito focado nos valores estruturais da marca”.


 


Já para Costa Pereira, professor e membro do Observatório da Publicidade, “directa ou indirectamente fazem resposta um ao outro”. Para o especialista não há dúvidas de que existe um diálogo publicitário entre as duas marcas: “nós limitamo-nos a constatar factos. Se há uma campanha que dá resultado e se ambas as marcas pisam o mesmo terreno e procuram o mesmo público-alvo, é natural que aconteça”, explica Costa Pereira. Chama-lhe, inclusivamente, jogo do gato e do rato, um jogo onde também muitas das vezes “as respostas em forma de campanha publicitária dão-se sem o cliente poder ter consciência disso”, ressalvando assim, o papel crucial que as agências de publicidade têm nestes diálogos.


 


Resta, assim, a nós e ao consumidor, assistir ao “debate publicitário” na guerra por um segmento de mercado onde as cantigas e os cupões são armas importantes na captação de novos clientes. HH

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