Para celebrar o reconhecimento do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, a Canning House acolhe uma exposição dedicada ao género musical português.
Localizada perto de Hyde Park e de Lambeth, zona da cidade que concentra a maior parte da comunidade portuguesa em Londres, a Canning House foi escolhida como pólo de divulgação do Fado e da cultura portuguesa durante os Jogos Olímpicos.
Produzida pelo Museu do Fado, no âmbito da Candidatura à UNESCO, a exposição foi inaugurada na sede da UNESCO em Paris e integrou a primeira edição do Festival de Fado em Madrid. Em 2012 o destino é Londres.
De 28 de Julho a 14 de Agosto pode, então, ser vista esta exposição que conta a história do fado desde a sua génese à atualidade. Rica em partituras, cartazes, periódicos, fotografias sobre a canção de Lisboa antigamente até à fase da gravação discográfica, emissão radiofónica, televisão e posteriormente a sua internacionalização nos grandes palcos do mundo.
A exposição é constituída por painéis com textos em português, inglês e francês e vitrines que exibem repertórios originais, partituras, uma guitarra que pertenceu a Jaime Santos e respetivos acessórios. O recurso a meios audiovisuais está também previsto ao longo do circuito expositivo que integra projecções de filmes, documentários e postos de escuta de diferentes registos áudio.
A exposição Fado na Canning House em Londres é uma organização do Comité Olímpico Português, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o Museu do Fado.
Uma boa oportunidade para rever a peça feita pelo Imagens de Marca sobre o Fado, em Novembro, quando recebeu a distinção da UNESCO.
Comentários (0)