29 de julho de 2008

Facebook acusado de “fomentar” crime

No Reino Unido, a rede social on-line Facebook está a ser alvo de críticas, por permitir aos utilizadores a utilização de uma ferramenta apelidada de “shank”, que em calão britânico significa esfaquear. Segundo publica o site Brand Republic, entre as críticas mais duras estão acusações de fomentar a onda crimes por esfaqueamento que tem acontecido entre a população mais jovem naquele país.


 


A aplicação Superpoke, disponível para download para o perfil do utilizador, oferece através da função Shank a possibilidade de “esfaquear” on-line qualquer outro membro da rede Facebook.


 


O Superpoke permite aos utilizadores um leque variado de acções, que podem ser enviadas através do Facebook. Entre enviar um beijo, um abraço, oferecer flores, ou dar um estalo, um golpe de karaté, esfaquear, no caso da função “Shank”.



Há mesmo quem defenda que os donos do Facebook “deveriam ser detidos por permitir o “cyber-esfaqueamento”, e autoridades de anti-crime urbano já afirmaram que “condenam completamente” a aplicação, refere o mesmo artigo.


Quanto à polémica, uma porta-voz do Facebook explica que a aplicação não é uma criação Facebook, que está apenas alojada na rede social. “Superpoke é da autoria da Slide” – uma empresa de software norte-americana. “A Slide até já removeu a opção Shank do Superpoke”. AB

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.