Um terço dos adeptos de futebol não conhece o patrocinador principal do clube a que pertence, avança o estudo “A influência do Patrocínio no Comportamento dos Adeptos: o caso do futebol profissional”, apresentado hoje pelo professor do IPAM – The Marketing School, Pedro Mendes,
As conclusões do estudo sobre o impacto do patrocínio desportivo no comportamento dos adeptos da Liga Zon Sagres foram divulgadas no âmbito da conferência “Marketing & Consumption. What Future”, do IMPAM e da INDICOM – Investigação em Design, Marketing e Comunicação.
O estudo revela, ainda, que o número de vezes que os adeptos assistem a jogos do seu clube no próprio estádio e o facto de ser ou não sócio são fatores sem influência direta na perceção da existência de um patrocinador.
No entanto, a intenção de compra de produtos do patrocinador pelos adeptos está relacionada com o seu grau de envolvimento com o clube – se um adepto é fã incondicional do seu clube torna-se um fã incondicional do patrocinador dessa equipa, criando barreiras relativamente aos outros clubes e aos seus patrocinadores.
Pedro Mendes refere que, “no caso português, não é por acaso que certas marcas optam por patrocinar em simultâneo os três clubes de referência (Benfica, Porto e Sporting) ou, ainda, por patrocinarem competições em detrimento de um clube específico”.
O estudo resulta de um inquérito realizado a 278 espetadores em diversos jogos do Beira Mar e da Académica de Coimbra na temporada 2010-2011.
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