Daniel Domscheit-Berg, o ex-braço direito de Julian Assange no WikiLeaks, e a sua equipa reuniram mais de 3000 hackers numa conferência internacional na Alemanha e desafiaram-nos a a tentarem infiltrar-se num novo sistema digital de entrega anónima de documentos.
Nessa mesma conferência, Daniel Domscheit-Berg anunciou que o Expresso é um dos cinco primeiros parceiros do OpenLeaks, organização sem fins lucrativos especializada em desenvolver tecnologia para fugas de informação.
Além do Expresso, o OpenLeaks tem também como parceiros iniciais os jornalistas alemães Der Frietag e Die Tageszeitung, o dinamarquês Dagbladet Information e a Foodwatch, uma organização não governamental alemã de defesa dos direitos dos consumidores e da qualidade alimentar.
Este sistema, que começou a ser desenvolvido aquando da saída de alguns elementos da WikiLeaks, tem como objectivo assegurar o anonimato absoluto de quem envia informação. O OpenLeaks fornece a tecnologia aos seus parceiros, para que estes recebam o material de forma segura e decidam sobre a sua publicação, enquanto que o WikiLeaks recebe e publica directamente as fugas de informação.
“Queremos provar que temos um sistema realmente seguro e que vocês, os nossos parceiros e toda a gente sinta isso e tenha confiança nele”, explicou Domscheit-Berg.
Ainda não há uma data oficial para o lançamento desta plataforma, apenas se sabe que estas parcerias já estão a ser trabalhadas há vários meses. FC
Comentários (0)