Foi a primeira edição do European Creative Hubs Forum e reuniu em Lisboa mais de 180 gestores de centros criativos de mais de 2 países da Europa, Norte de África e Médio Oriente.
Durante três dias foram debatidos novos mercados, novos modelos e novas oportunidades assim como o alargamento de conhecimentos sobre fundos de investimento públicos e privados no contexto europeu.
O forum incluiu também palestras que exploraram a relação entre as instituições culturais tradicionais e industriais criativas inovadoras.
O Diretor de Parcerias e Projetos de Artes British Council, Ben Evans, refeiru que: “Os gestores e líderes destes espaços trabalham todos os dias para apoiar negócios recentes e vulneráveis o que, em si, pode ser uma tarefa bastantes solitária. O European Creative Hubs Forum ofereceu aos gestores de centros criativos não só a possibilidade de partilha de boas práticas, treino e inspiração mas também a aproximação de indivíduos que pensam da mesma forma e enfrentam os mesmo desafios na sua atividade.”
Dentro de 3 meses vai ser publicado um mapeamento abrangente que identifica os inúmeros centros criativos europeus, um guia prático de ferramentas para gestores de centros criativos.
Ben Evans destaca ainda que foi a primeira vez que gestores de centros criativos de uma área geográfica abrangente e de áreas de negócio distintas se encontraram pessoalmente.
O forum permitiu que fossem apresentados negócios inovadores portugueses a algumas das pessoas influentes do setor das indústrias criativas. O European Creative Hubs Forum Lisbon ’15 resultou de uma parceria entre o British Council e a Addict – Creative Industries Portugal.
Comentários (0)