Delta, Sumol Compal, Delta Q, Pingo Doce, Bial, TAP, Unicer, Sociedade Central de Cervejas e Worten – são estas as 9 empresas nacionais que integram este ano o ranking das 30 organizações com melhor reputação em Portugal.
A conclusão saiu do “Global RepTrak Pulse Protugal 2012”, estudo realizado pelo Reputation Institute (RI) e que tem como objetivo aferir o índice de reputação das empresas portuguesas e multinacionais a operar em Portugal.
A Delta é a empresa portuguesa que apresenta um índice de reputação mais forte, tendo subido da 9ª posição em 2011 para o 4º lugar, sendo a entidade portuguesa mais reputada. Também a marca Delta Q viu a sua reputação melhorada, ao registar uma subida da 27ª posição para o 10º lugar.
No setor Bancário, o Montepio Geral assume a liderança e nos Seguros esta posição cabe à Tranquilidade.
O Pingo Doce mantém-se como a empresa mais reputada no setor Retalho – Comida, enquanto o Ikea assume este ano a liderança no Retalho – Geral.
Em relação às empresas cotadas na Bolsa de Valore e que integram o PSI 20, a ZON Multimedia foi a que verificou a subida mais significativo. Por outro lado, a Jerónimo Martins assinalou a queda mais acentuada.
De acordo com Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal, “a gestão da reputação corporativa e das perceções dos diferentes stakeholders está cada vez mais no centro das decisões estratégicas das companhias. Este estudo permite-nos concluir que empresas com bons índices de reputação verificam níveis de apoio significantes, por parte da opinião pública. Ou seja, mais de 70% dos consumidores afirma recomendar as empresas que integram o Top 10 das mais reputadas, enquanto apenas 22% faria o mesmo para com as empresas menos reputadas”.
A nível geral e à semelhança do verificado em 2011, a Google é a marca mais reputada em Portugal. A Microsoft subiu do 7º lugar para a 2ª posição e a Apple ascendeu do 11º lugar à 3ª posição .
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