Em Portugal, 38% dos utilizadores de redes sociais afirmam que são influenciados pelas opiniões partilhadas online. Esta é uma das conclusões do Wave 9 – The Meaning of Moments, o maior estudo de media social a nível global, elaborado em 78 países pela UM, incluindo Portugal.
O estudo mostra que à medida que a atenção dos consumidores se dispersa, é cada vez mais crucial que as marcas consigam detetar os momentos do quotidiano em que podem marcar presença na vida dos consumidores. Mais do que detetar esses momentos, as marcas têm de compreender as necessidades emocionais associadas a esses momentos para poderem estabelecer uma conexão relevante para o consumidor.
No entanto, nem todas as plataformas exercem esta influência de igual forma: enquanto que o Facebook é considerado por 85% dos portugueses inquiridos como a plataforma mais comentada no círculo de amigos, o Twitter destaca-se no poder de influência a nível de opiniões globais, com 57% a indicarem esta característica ao contrário dos 34% que destacam a popularidade no círculo de amigos.
Em Portugal, cerca de 94% dos utilizadores de redes sociais mantém o seu perfil ativo, um valor acima da média global (85%). De realçar também que, além do caráter lúdico – 58% utilizam as redes sociais para se entreterem – são já 54% os portugueses inquiridos que utilizam estas plataformas para se expressarem.
Esta constante “ligação” representa um manancial de momentos, que são em si oportunidades que o estudo Wave 9 explora, para ajudar as marcas a estabelecer ligações emocionais com os seus targets.
O estudo aponta para o elevar das expetativas dos consumidores em relação marcas, no sentido em que, tal como na sua esfera privada esperam respostas imediatas dos seus familiares e amigos – 77% dos inquiridos já usam plataforma de mensagens instantâneas – a expetativa em relação às marcas não é diferente, o que tem levado ao crescimento de casos de sucesso de plataformas que apostam no empowerment e na relação em tempo real entre as marcas e os consumidores: são exemplo a Uber, o Netflix, o Spotify ou o airbnb. É a valorização do imediatismo de cada momento e a oportunidade para as marcas estarem presentes de forma relevante, no momento em que a necessidade surge.
Uma estratégia always-on vai ao encontro das expetativas dos consumidores, no entanto, nem todas as marcas podem ou devem estar presentes em todos os momentos da vida do consumidor.
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