Tudo o que estamos habituados a ver vindo do Japão é quase obrigatoriamente tecnológico, com muitas luzes e ostenta uma inteligência artificial que tem a capacidade de espantar qualquer um. Mas desta vez o destaque vai para um mapa feito de papel que pode ser dobrado.
Até aqui nada de novo, mas este mapa foi premiado com um Grande Prémio no conceituado festival japonês de design Good Design Awards. Concebido por um arquiteto chamado Hajime Narukawa juntamente com alunos da Universidade de Keio, este mapa plano (planisfério) pode ser dobrado e transformar-se num globo de papel extremamente exato quanto às representações dos continentes e países.
Este mapa foi eleito o melhor trabalho de 43 mil submetidos vindos de todo o mundo. Segundo o júri este mapa que à partida pode parecer um simples origami tem a capacidade de trazer a quem o usa “uma perspetiva bastante avançada do nosso Planeta”.
Segundo Narukawa e o próprio júri, este mapa é mais preciso no que toca às proporções das nações, essa distorção era frequentemente vista como propaganda ocidental.
Comentários (0)