A Diageo World Class juntou-se à The Future Laboratory, uma consultora na área de previsões e tendências, para aprofundar o que irá ser o futuro dos cocktails e revelar quais as últimas tendências que deverão revolucionar a forma como os consumidores os bebem.
De realidade virtual a cocktails baseados na sua personalidade e preferências sensoriais, o relatório do estudo de previsões e tendências The World Class Cocktail FutureTrends Report identificou a “sensploration” como sendo uma das tendências mais fortes. Segundo o Future Laboratory, “sensploration” foca-se em todos os aspetos da experiência de beber um cocktail, não só no gosto. Num mundo multissensorial, os bartenders usam a “sensploration” para criar cocktails que desafiam os níveis normais de conforto, forçam as barreiras do paladar e exploram todos os sentidos.
O estudo revela ainda que com o mercado dos cocktails a expandir-se a um ritmo elevado, há uma maior necessidade de diversificar e procurar novas alternativas. Enquanto antigamente os cocktails eram apenas reconhecidos na Europa e América, estes disfrutam agora de um crescimento global. Com uma globalização contínua e um aumento da mobilidade social global, a cultura dos cocktails floresce e a diversifica-se à medida que os diferentes países, incluindo países em África, na Ásia e na América Central e do Sul, começam a reinterpretar esta cultura.
Michito Kaneko, o vencedor da competição Diageo Reserve World Class Bartender of the Year 2015, comentou que “os bartenders estão a tornar-se arquitectos de bebidas; já não é suficiente pôr um copo à frente de alguém, trata-se da arte por detrás do bar e de todo o percurso e experiência do consumidor. É mais do que provar um bom cocktail, trata-se de criar experiências multissensoriais e descobertas á volta do cocktail”.
Comentários (0)