13 de novembro de 2013

Este é o desafio lançado aos “Young Creatives”

Acaba de ser revelado o desafio do “Young Creatives Integrated Competition”, integrado na maior competição da indústria publicitária, o festival Eurobest, e dirigido a jovens profissionais do setor publicitário.

Nesta edição, o briefing incide sobre o papel da Fundação EDP, enquanto instituição de referência na área da saúde pediátrica. O desafio criativo reside na elaboração de uma campanha integrada – cinema, internet, rádio e outdoor – em que a estratégia criativa procure vincar a importância do apoio da Fundação EDP aos projetos de solidariedade social Operação Nariz Vermelho e Fundação do Gil.

“A nossa intenção é de contribuir para a promoção dos jovens talentos portugueses em palcos internacionais de referência, como é o Eurobest. Os Young Creative são uma óptima oportunidade para os jovens criativos darem a conhecer o seu trabalho ao mundo”, explica Vasco Perestrelo, Presidente-Executivo da MOP – Multimedia Outdoors Portugal, empresa da área da comunicação exterior que assegura a representação portuguesa no Eurobest.

Dia 25 de novembro é a data limite de entrega de candidaturas a esta competição, cujo regulamento briefing e regulamento estão disponíveis aqui.

Simultaneamente, a MOP acaba de lançar uma campanha de comunicação precisamente para comunicar os Young Creatives, denominada “Desculpas”, com criatividade da agência Fuel.

Materializada em diversos suportes de comunicação (televisão, imprensa e online), a campanha é protagonizada por alguns dos grandes nomes do marketing em Portugal.

“O spot retrata a fase “Romeu e Julieta” da criatividade, em que os criativos estão apaixonados pelas suas ideias e preferem “morrer” a ver o cliente ou o diretor criativo a alterar uma vírgula da proposta inicial. Há muitas formas de matar uma boa ideia e muitas delas surgem por escolha do cliente – o que não significa que estes não saibam aquilo que estão a fazer e que muitas vezes não alterem a ideia para melhor. No início de carreira, em que tudo é oito ou oitenta, a mais ligeira alteração da campanha para os jovens criativos pode tornar-se num drama”, explicam os responsáveis da MOP.

Os diretores de marketing que aparecem no anúncio surgem como vilões, que destroem literalmente ideias, atirando-as para o lixo. O spot termina com o apelo “Esta é a tua oportunidade: Young Creatives Competition do Eurobest. Participa. Aqui não há desculpa do cliente”.

Em 2013, os Young Creatives contam com o patrocínio oficial da EDP.

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Francisco Branco

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