26 de novembro de 2013

Estas são as “Superbrands” de Portugal

São já conhecidas as 30 “Superbrands” de 2013. Eleitas pelos consumidores e por um grupo de especialistas ligados à área do marketing e “branding”, as chamadas “Marcas de Excelência” receberam os galardões respetivos numa gala realizada ontem, no Epic Sana Hotel, em Lisboa.

A Superbrands, organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de “Marcas de Excelência” em 89 países, voltou a premiar, em Portugal, pelo nono ano consecutivo, as marcas que, segundo a entidade, estão a “atuar acima” e para lá das concorrentes na sua área de atuação.

“O que elas têm em comum é o facto de estarem completamente no coração dos consumidores, terem um trabalho consistente ao longo dos anos, que faz com que se distingam de todas as outras marcas”, afirma Pedro Diogo Vaz, Responsável da Superbrands Portugal.

Numa primeira fase, o Conselho Superbrands começou por classificar uma lista de cerca de 1200 marcas com maior notoriedade a operar no mercado. Domínio de mercado, longevidade, goodwill, fidelização e aceitação foram os critérios utilizados pelos especialistas durante a sua análise. Já na segunda fase, foi levado a cabo um inquérito online, realizado a mil consumidores, que classificaram espontaneamente 3 marcas por cada um dos atributos: marcas únicas, em que mais confia, com as quais se identifica, que satisfazem as suas necessidades e que considera mais conhecidas.

A partir do veredito do Conselho e das 45 mil marcas referenciadas pelos consumidores, chegou-se à lista de marcas apuradas e convidadas a participar no Programa Superbrands, que, de acordo com a entidade, proporciona um selo de qualidade e credibilidade. “Nós temos estudos feitos a nível internacional, nomeadamente com a Nielsen, que demonstram que cada vez mais os consumidores procuram fatores de distinção quando estão a tomar as suas opções. Nos estudos feitos pela Nielsen chegamos a ter 70% de pessoas a indicar que estariam disponíveis para adquirir um produto ou um serviço identificado com esta chancela”, refere Pedro Diogo Vaz.

Uma chancela que parece ganhar importância no atual contexto económico. José Gomes Ferreira, subdiretor de informação da SIC, estação também eleita “Superbrand”, sublinha o papel deste tipo de iniciativas que premeiam quem não desiste em circunstâncias mais difíceis. “Em termos de estrutura a nossa economia desequilibrou-se muito. E todas as empresas que seguram os seus negócios, que pagam impostos, que pagam salários, que vão à luta, e que até fazem crescer a sua atividade, com certeza que estão de parabéns”, afirma o responsável da estação do Grupo Impresa.

A SIC foi uma das marcas destacadas no setor da Comunicação Social, a par da Exame, Expresso, Visão, RFM, RTP, Sapo e TSF. Já no setor da Banca, a escolha recaiu sobre as marcas American Express, Caixa Geral de Depósitos, Montepio, Multibanco e Millenium BCP.

No setor da Distribuição, Lidl e Continente foram as marcas distinguidas. “Esta distinção é demonstrativa da confiança dos portugueses. É mais uma forma de reconhecimento e de credibilidade para a marca Continente. Em momentos de contexto como aquele que vivemos hoje em dia, é efetivamente muito importante para nós recebermos estes sinais por parte de todos os nossos clientes. Estamos a fazer um caminho de muita proximidade com eles, apresentando-lhes aquilo que é mais importante e mais relevante no seu dia-a-dia”, explica Nádia Reis, Diretora de Relações Públicas e Ativação do Continente, em entrevista exclusiva ao Imagens de Marca.

Na área do desporto, os destaques da noite foram para o Sport Lisboa e Benfica e para o Sporting Clube de Portugal, e no setor segurador a distinção foi recebida pelas marcas Tranquilidade e Médis.

CTT, MEO, Remax, Lacoste, Vista Alegre, Ambar, Avon, Bimby e EDP foram as restantes marcas galardoadas. A elétrica portuguesa, por exemplo, explica que o galardão é importante, não só do ponto de vista de comunicação externa, mas também interna. “Para dentro da empresa é importantíssima esta distinção, porque os colaboradores da EDP sentem-se orgulhosos de estar a trabalhar no caminho certo. O prémio é para os nossos clientes, investidores e colaboradores”, assegurou Filipa Roquette, Coordenadora da área de Marca da EDP, numa entrevista concedida à nossa equipa de reportagem.

No final da cerimónia de entrega de prémios, a Cruz Vermelha Portuguesa recebeu ainda o galardão de Solidariedade, numa iniciativa realizada em conjunto com a SIC Esperança.

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Jornalista: Francisco Branco: Imagem: Luís Magalhães; Edição: Luís Lopes

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