A plataforma online para alojamento de estudantes universitários, Uniplaces, acaba de lançar um estudo desenvolvido com base nos dados da InternsGoPro, que revela qual o custo médio de vida para os estagiários em 24 cidades da europa, tendo em conta os custos médios de alojamento, transporte e alimentação.
Os resultados indicam que o Porto é a cidade mais barata, onde 500€ são suficientes para fazer face aos custos básicos de vida, e que, na cidade de Lisboa, é necessário um estagiário auferir 650 euros mensais para conseguir sustentar-se na capital.
Segundo André Rodrigues Pereira Country Manager da Uniplaces em Portugal, citado em comunicado da marca “os estágios são, nos dias de hoje, a forma mais rápida de os licenciados acederem ao mercado de trabalho e começarem a contactar com a realidade empresarial. No entanto, é muito importante que a remuneração média mensal auferida seja suficiente para garantir a autonomia financeira. Estes dados da Uniplaces têm como base os custos de vida básicos de casa, alimentação e deslocações casa-trabalho.”
Em Espanha, na cidade de Madrid, por exemplo, os estagiários deveriam receber 700 euros por mês para fazer face às suas despesas, comparativamente aos 400 euros auferidos, em média.
Este estudo, que analisou 24 cidades europeias, mostra que os locais onde os estagiários deveriam receber uma remuneração mais elevada são Paris, com 1.050 euros, Londres, com 1.000 libras e Bayern, com 830 euros.
Podem me dizer qual é o objectivo deste artigo?
é que todos os estagiários sabem que precisam de 650€ mensais para viver, o problema é que os empregadores acham que não… Todos recebem subsídios de alimentação e transportes (que mal dá para um almoço no MacDonald’s e o passe de L1 dá)
Por isso, qual é o objectivo do artigo? É só para informar e reforçar que os estagiários são mesmo mal pagos, ou tinham outra coisas em mente? Como legislar e criar regras (mas regras a sério, não aquelas leis que toda a gente contorna) em relação a remuneração de estágios e criar uma mão de obra bem paga que não sonha em ir para fora na 1ª oportunidade que aparece e sonha em criar uma vida num país tão simpático e pacífico como Portugal? (como eu que neste momento escrevo isto a partir de uma agência de publicidade em Paris)
É que estes artigos parece que é a gozar com os jovens trabalhadores que lêem a vossa página… #nothelping #PTcreatingnewexpactseveryday
Duas questões:
- Porquê o valor necessário aparece em Londres aparece em Libras e nas outras cidades em Euros? Se o suposto é fazer uma comparação a unidade de medida deveria ser toda ela a mesma?
- Bayern? É uma cidade?