“Trabalhar mais e melhor que os outros. Queremos vencer. Não há outra receita que não esta” – é com este espírito que arranca em Portugal a nova agência de criatividade do Grupo Youngnetwork, a Carmen.
O Imagens de Marca entrevistou a Diretora da agência, Rita Branco, e o Diretor Criativo, João Peral, que nos explicam o posicionamento da Carmen e o porquê de estar no segmento “bombshell criativity“.
“Entrámos para marcar a diferença e vamos fazer-nos notar”, dizem.
Imagens de Marca (IM): Como surge dentro do grupo Youngnetwork a ideia de se criar uma agência de criatividade?
Rita Branco (RB): A YoungNetwork posiciona-se como um grupo de comunicação global. Ou seja, temos várias ferramentas de comunicação e marketing in house, nomeadamente a área criativa. Face ao enorme crescimento que temos tido nesta área, fora e dentro de Portugal, achámos que este seria o momento certo para nos afirmarmos, finalmente, com uma agência criativa, que chegou para competir entre os melhores. Entrámos para marcar a diferença e vamos fazer-nos notar.
IM – Porquê Carmen?
João Peral (JP): A Carmen é uma mulher, sexy mas imbatível, que sabe ser “local” onde quer que esteja, mas sem perder a portugalidade na alma. Assume um nome artístico e aí vai ela conquistar o mundo executando bem várias tarefas ao mesmo tempo (não é fácil cantar e dançar com um cesto de frutas na cabeça).
A nossa criatividade é assim. Portuguesa, mas com uma visão internacional. Quando estamos fora de Portugal consideram-nos uma “agência local” pela nossa capacidade de aderência ao terreno, mas essa matriz vem – achamos – precisamente da “vantagem portuguesa”, é algo do “ADN” lusitano, de que temos imenso orgulho e que sabemos usar como ponto de vantagem.
IM: A agência posiciona-se no segmento de bombshell criativity. O que é isso na prática?
JP: É, novamente, a tal capacidade de “Cantar e dançar com um cesto de frutas na cabeça”. Chamámos a essa capacidade explosiva e estratégica bombshell criativity. É a criatividade estratégica e multi-disciplinar. Como estamos diariamente presentes em vários mercados temos que saber ser bons e competitivos em várias disciplinas criativas, em vários contextos e para várias marcas. Essa necessidade fez-nos construir uma equipa multidisciplinar fixa, apoiada por recursos esporádicos afetos a cada desafio particular.
IM: Qual a estratégia da agência que a fez começar de fora para dentro? E porquê estes mercados?
RB: O Grupo YoungNetwork tem uma presença muito forte nos mercados emergentes, nomeadamente Angola, Moçambique e Cabo Verde. E daí a Carmen ter tido a oportunidade de fazer imensos trabalhos nestes mercados, para clientes bandeira, nas áreas da banca, telecomunicações, grande consumo, etc. Nestes mercados posicionamo-nos claramente como uma das principais agências. Mas a Carmen tem também realizado já bastantes campanhas e projectos de ativação para grandes marcas em Portugal.
IM: Quais os clientes com que a agência arranca?
RB: Temos clientes nas áreas da banca, telecomunicações, petrolífera, turismo, grande consumo, moda, entre outros.
IM: Qual a estratégia da agência para Portugal?
RB: Trabalhar mais e melhor que os outros. Queremos vencer. Não há outra receita que não esta.
LOL