Está em viagem e talvez por isso quando atende o telefone e questionado sobre o que pensa sobre o impacto do Brexit na Marca Inglaterra, Carlos Coelho responde de imediato “Em Inglaterra conduz-se do lado contrário da estrada, não sei se se sentiu sempre europeia”.
Para o criador e gestor de marcas, do ponto de vista identitário com os resultados do referendo “há um reforço de identidade, como um país independente, diferente, uma posição que Inglaterra sempre quis manter. É uma ilha, a história, a geografia, a cultura colocam Inglaterra como um europeu especial que sempre se sentiu importante e pouco disponível para partilhar a liderança da europa com França ou Alemanha”.
E acrescenta: “Acho que este resultado é a afirmação da identidade, pode ser chocante mas não é surpreendente, resta saber se fortalece ou não a Marca. Inglaterra aos poucos tem perdido importância e, no fundo, faz esta reafirmação identitária que diz nós somos ingleses e temos estado a perder essa visão de país”.
Quanto ao impacto que a saída de Inglaterra da União Europeia possa trazer para as marcas do país, o presidente da agência Ivity Brand Corp. acredita que “as consequências são positivas para as marcas, mantêm o seu carisma, agora para a economia não sei”.
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