A EDP juntou-se a mais sete utilities de países como a Austrália, Singapura, Alemanha, EUA e EAU para formar o consórcio que promove o programa global de aceleração de startups. O Free Electrons procura recrutar startups ligadas à energia que impulsionarão a próxima geração de ideias em energia limpa, eficiência energética, mobilidade elétrica, digitalização e serviços de apoio ao cliente a pedido.
A chamada para as startups de energia mundiais começou a 9 de janeiro. O prazo de candidaturas termina dia 28 de fevereiro. O período de seleção decorre em março e as 12 startups selecionadas serão conhecidas no início do mês seguinte. As startups selecionadas vão participar num programa de aceleração durante cerca de seis meses.
Os interessados podem apresentar as candidaturas para o programa Free Electrons em www.freelectrons.co.
O programa Free Electrons foi iniciado por oito utilities internacionais, AusNet Services, Dubai Electricity and Water Authority (DEWA), ESB (Electricity Supply Board), EDP (Energias de Portugal), innogy, Origin Energy, Singapore Power (SP) e Tokyo Electric Power Company (TEPCO), com o apoio de dois parceiros aceleradores, New Energy Nexus e swissnex San Francisco.
As utilities e os aceleradores que apoiam o programa Free Electrons assumiram o compromisso de um futuro em que a energia é inteligente, limpa e acessível a todos. O programa Free Electrons foi desenvolvido para startups ligadas à energia com o objetivo de apurar ainda mais os seus produtos e serviços, com o potencial de os testar e desenvolver numa carteira de clientes global na ordem dos 73 milhões. Os líderes do sector disponibilizam os conhecimentos, recursos e acesso à sua carteira clientes em troca de oportunidades de investimento e de parceria.
A EDP, através da EDP Inovação, desde 2007 tem vindo a apoiar inovação e empreendedorismo no sector da energia, nomeadamente através da EDP Ventures (fundo de capital de risco corporativo), da EDP Starter (programa de incubação de negócios) e do desenvolvimento de diversos projetos piloto e de demonstração tecnológica. O Free Electrons leva agora as atividades da EDP na Inovação aos grandes polos de inovação a nível global.
«Na EDP procuramos trabalhar com startups que possam fazer de nós uma empresa mais competitiva e acrescentar valor aos nossos clientes; para isso temos de desenvolver instrumentos que façam estas empresas vir até nós e lhes deem condições para serem bem-sucedidas. Abertura do mundo das utilities às startups, acesso a uma base de clientes global e aceleração da execução de acordos com as utilities, é este o âmbito do programa Free Electrons. Não consigo imaginar uma melhor oportunidade para uma startup na área da energia.» Afirmou Luís Manuel, Administrador da EDP Inovação, citado em comunicado da elétrica.
Comentários (0)