EDP é a marca portuguesa mais valiosa

15 de maio de 2015

EDP é a marca portuguesa mais valiosa

A EDP é considerada a marca portuguesa mais valiosa e continua a ser a única a integrar a tabela das 500 marcas globais com maior valor financeiro, de acordo com a League Table Valuation Study, estudo anual da consultora global Brand Finance.

Com a exclusão do BES desta tabela, que em 2014 figurava entre as principais marcas portuguesas mais valiosas, em 2015 as primeiras cinco posições são ocupadas pela EDP, Galp Energia, Pingo Doce, Millennium BCP e Caixa Geral de Depósitos.

O estudo dá destaque à redução do valor face ao anterior da Caixa Geral de Depósitos, no entanto mantendo-se como a mais reputada e forte da banca nacional.

Já a TAP viu o seu valor financeiro reduzido em cerca de 22% passando de 399 para 313 milhões de dólares (cerca de 350 para 274 milhões de euros), devido “às convulsões internas, a incerteza sobre a privatização e os sucessivos incidentes reputacionais”.

No setor da distribuição, o estudo revela uma diminuição do valor financeiro das principais marcas, acompanhando, ainda que de forma menos acentuada, a evolução da cotação das suas ações. Jerónimo Martins, Recheio e Pingo Doce viram o seu valor de marca diminuir, no entanto essa redução foi muito menor que a queda do valor das ações do grupo. No universo Sonae, as marcas Continente e Worten sofreram reduções em linha com a queda do valor do Grupo em Bolsa.

No setor das telecomunicações, destacamos a marca NOS, que, no seu primeiro ano de vida, já conseguiu aproximar o seu valor aos valores somados de Zon e Optimus, apurados no ano transato. Por seu lado, a marca MEO, apesar da instabilidade vivida na PT, mantém-se como a marca mais forte, com um rating AA.

João Baluarte, partner da OnStrategy/Brand Finance Portugal conclui “em termos gerais e face ao ano anterior, o somatório do valor das 20 marcas mais valiosas manteve-se praticamente inalterado”, e acrescenta que a “exposição da economia portuguesa e a indefinição na zona euro explicam em larga medida esta evolução”.

marcasportuguesasvaliosas_2014_brandfinance

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Ana Gaboleiro

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.