Transformar ecopontos em peças inclusivas e amigas de cidadãos portadores de deficiências é o mote da exposição que está patente no Norteshopping, em Matosinhos. Com o apoio da Sociedade Ponto Verde, a exposição mostra ecopontos pensados para facilitar a separação dos materiais para reciclagem, por parte de pessoas com mobilidade reduzida.
Os projetos em exposição resultam do “Concurso de Conceção de equipamentos de Recolha Seletiva de Resíduos Acessível para Todos (Projeto R+) e Acessibilidades no Espaço Público”, lançado pela Lipor, no ano passado, e que contou com o apoio de várias entidades.
O concurso teve como objetivo estudar as condições associadas à deposição seletiva de resíduos por parte das pessoas com deficiência ou incapacidade, proporcionando-lhes as condições que lhes permitam, dentro das suas atividades quotidianas, participar na separação dos materiais para reciclagem.
“Mais do que locais para a deposição de resíduos de embalagens, os ecopontos devem ter também um caráter inclusivo e educativo. O projecto R+ pretendeu criar condições para que todos, sem exceção, possam contribuir para a reciclagem em Portugal”, refere Luís Veiga Martins, Director Geral da Sociedade Ponto Verde.
A exposição poderá ser vista no NorteShopping, em Matosinhos, até ao dia 29 de julho.
Comentários (0)