Uma das notícias que corre hoje no mundo digital diz respeito ao desafio da agência criativa holandesa Just, especialista em comunicação digital, que propõe aos utilizadores do Facebook a experiência de passar cerca de três meses sem aceder à rede social.
O projeto intitulado “99 days of Freedom”, ao que parece, surge depois de ter sido divulgada a informação de que o próprio Facebook levou a cabo recentemente uma experiência que manipulava os sentimentos dos utilizadores da rede através dos posts que estariam visíveis no feed de notícias.
De acordo com as várias publicações online, a iniciativa da Just, é uma espécie de resposta ao Facebook, que pretende medir também o nível de felicidade ou de irritação que se possa sentir, quando se deixa de estar na rede. No entanto, e de acordo com a Exame Brasil, o diretor de arte da agência Just, Merijn Straathof, garante que o projeto não se trata de um protesto, mas sim de um estudo “que produza várias experiências pessoais positivas”.
Um estudo “libertador”
Segundo a Just, os utilizadores que quiserem fazer parte do estudo “99 days of Freedom” (99 dias de liberdade), só têm de aceder ao site criado exclusivamente para este efeito. Depois do desafio aceite, o Facebook emite uma mensagem automática, que aparece no feed dos amigos, a mostrar a contagem dos 99 dias e a justificar o porquê dessa ausência.
O estado de espírito dos utilizadores será depois analisado pela agência: primeiro ao 33º dia, depois ao 66º dia e 99º dia, para avaliar o impacto que a rede social tem na vida de cada um. Será que ao se privar do Facebook o utilizador fica mais feliz ou mais irritado? A ver vamos! A Just promete publicar as conclusões desta análise, para já garante que já aderiram 2600 participantes.
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