Tintos, brancos ou espumantes. Não importa. Os apreciadores de vinho podem, a partir de hoje, conhecer todo o património vitícola nacional.
O projeto é da Lusovini e chamam-lhe o Museu Virtual do Vinho do Dão. A nova aposta do grupo vitivinícola português pretende passar ao mundo os 8 mil anos de história do vinho, onde também é possível ver como se produz o vinho nacional.
Para além do Dão, o grupo está presente com projetos próprios noutras regiões do país, como Bairrada, Douro e Alentejo. O Imagens de Marca vai estar a acompanhar o lançamento deste projeto hoje no Museu de Arte Romana, em Alfama.
Jornalista: Ana Gaboleiro
Olá. Tenho uma dúvida e gostaria de sugestão de literatura. Muitos fundamentalistas ensinam que o vinho encontrado na Bíblia e especialmente o que Jesus tomou e multiplicou não era fermentado. Bem, sei que em Israel na Antiguidade Tardia a colheita da uva (e outros) se dava 1 vez no ano na festa de Shavuot (Colheitas). Bem, acredito que as uvas recém colhidas poderiam sim dar um puro suco de uva, mas a pasteurização ainda não havia sido inventada, então, logo este suco puro começava a fermentar. Ou estou errado? Vocês poderiam me indicar alguma literatura acadêmica sejam livros ou artigos para compor minha tese? Grato.