As marcas de automóveis e de tecnologias dominam este ano o ranking da Interbrand Best Global Green Brands 2012 (Melhores Marcas Verdes Globais).
Na lista que enumera as marcas globais com a melhor relação entre as suas práticas “verdes” e a perceção dos consumidores, a Toyota é a líder, depois seguem-se a Johnson & Johnson e a Honda.
A Danone, a Ford, a Starbucks e a UPS são as marcas que mais lugares subiram e a Nissan, a H&M e a UBS, por seu lado, entraram este ano pela primeira vez na tabela.
O ranking da Interbrand foi criado no ano passado e lista 50 marcas. Das quais, a maioria das melhor posicionadas são produzidas e geridas nos Estados Unidos da América (22 marcas), Alemanha (7) e Japão (7).
Veja a lista completa:
1 – Toyota
2 – Johnson & Johnson
3 – Honda
4 – Volkswagen
5 – Hewlett-Packard
6 – Panasonic
7 – Dell
8 – Siemens
9 – Danone
10 – BMW
11 – Cisco
12 – 3M
13 – Apple
14 – L’Oréal
15 – Ford
16 – Mercedes-Benz
17 – Hyundai
18 – Sony
19 – IBM
20 – Nokia
21 – Nissan
22 – Adidas
23 – Coca-Cola
24 – GE
25 – Samsung
26 – Nike
27 – Intel
28 – Pepsi
29 – Canon
30 – Allianz
31 – Philips
32 – Xerox
33 – Microsoft -3 -11.5
34 – Shell
35 – Kellogg’s
36 – Starbucks
37 – Avon
38 – Caterpillar
39 – Ikea
40 – Santander
41 – SAP
42 – AXA
43 – UPS
44 – Citi
45 – McDonald’s
46 – H&M
47 – Credit Suisse
48 – Nintendo
49 – HSBC
50 – UBS
E’ interessante saber que 22/50 marcas sao produzidas e geridas num dos paises que produz mais poluicao no mundo: EUA. Nao deixa de ser um optimo indicador que as filosofias empreendedoras estao a mudar
Irina Ramos (Washington DC, EUA)