Tudo começou a ser projectado no início do ano de 2008, quando a Boca do Lobo, uma marca portuguesa na área do Design e Decoração de Interiores se candidatou para participar no evento 100% Design London, inserido na Design Week. “Desde aí sentiu-se que Portugal e as marcas portuguesas não eram conhecidas neste circuito e houve a necessidade de reforçar e ampliar a participação de Portugal nos eventos internacionais relacionados com o Design”, refere Paula Sousa, directora de marca da agência de comunicação PressKit.
A necessidade de cooperação empresarial para competir fora de portas deu origem à Portugal Brands, que em pleno verão de 2008 ganha forma pelas mãos da Menina Design e da Presskit. A missão é simples: liderar o maior movimento de promoção de marcas portuguesas no estrangeiro.
Mas não é qualquer empresa que pode fazer parte deste universo. Para isso, é necessário preencher um vasto conjunto de requisitos. “Ser exportadora, ter a capacidade de agitar “out of the box”, apostar em designers e no design, e fomentar a cultura de marca própria” são algumas das condições apontadas por Paula Sousa. “Mas muito importante é serem empresas com vontade de participar num movimento inovador que não só visa o sucesso das suas marcas mas propoêm-se a convergir energias para fazer nascer uma nova imagem para Portugal: criativa, moderna, surpreendente” explica a directora de marca da Presskit.
No primeiro evento que decorreu em Londres em 2008, a Portugal Brands levou 13 empresas portuguesas a deram a conhecer ao mundo os seus trabalhos, projectos e produtos. Empresas de áreas tão distintas como mobiliário de decoração, obras de arte, colchões personalizados ou mesmo produtos de higiene.
A estratégia da Portugal Brands não se resumiu a uma participação esporádica no evento inglês. A marca quer seguir o trilho dos principais circuitos de Design Internacional e ruma agora a Itália, mais propriamente à cidade de Milão, que recebe de 22 a 27 de Abril, o Salão Internacional do Móvel, um dos maiores eventos do sector casa e design com grande expressão a nível internacional.
“Paralelamente a esta feira é a Design Week de Milão que comporta a Zona Tortona e a Zona Romana expondo cerca de 190 empresas e designers em diversos locais espalhados pela cidade. Compradores de todo o mundo visitam Milão durante a semana e quando seleccionamos as cidades, fazemo-lo por serem locais privilegiados para todos os designers e empresas” explica Paula Sousa.
Boca do Lobo, Corque, Glamm Fire, Delightfull, Designerspad, Jetclass, Mambo, Mytto, Munna, Mood, Tm Collection, Pedroso & Osório, TemaHome, Viriato Hotel Concept, BoaBoca gourmet, Revista Attitude – Interior Design e Graça Viterbo Interior Design são as empresas portuguesas que vão falar italiano durante 6 dias. O investimento total ronda os 150 mil euros, um valor suportado e dividido entre empresas envolvidas, mas cabe à Portugal Brands eleger as peças que cada marca apresenta, consoante o evento a que se destina. Paula Sousa explica que “seleccionamos todos os objectos após um projecto de interiores planeado para cada tipo de mercado. Cada mercado exige das marcas que se posicionem de forma diferenciada. O mercado Inglês, mais conservador, requer produtos mais clássicos, cores mais sóbrias. Milão assume-se com uma vertente mais inovadora, daí apostarmos num espaço tipo armazém com um conceito “under cosntruction ” e um pé direito de 5 metros. As cores são mais vibrantes e os produtos bastante inovadores”. Aqui não é só o ambiente que conta e, com o apoio da Delta e da Nieeport, os sabores e aromas nacionais também marcam presença em Milão para dar uma experiência “made in Portugal” mais completa.
A seguir a Milão a Portugal Brands desenha já a sua presença a nível internacional. Londres em 2009, e Paris, Nova Iorque e Tóquio em 2010 são cidades que vão conhecer melhor os projectos e empresas de Design portuguesas.
Apesar de estar muito orientada para a projecção internacional, o Porto recebe em 2010 o melhor da Portugal Brands, que pretende colocar o design português ao nível dos melhores a nível internacional.
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