A história
A história do Rally de Portugal cruza-se com a de uma das entidades do sector mais antigas em Portugal. Foi o Automóvel Club de Portugal (ACP) que a partir de 1900 criou corridas de automóveis e rallys em Portugal.
O sucesso das provas permitiu à organização, criar em 1967 o TAP Rally de Portugal, que apoiava a transportadora aérea nacional. Os constantes sucessos levaram o Rally de Portugal aos trilhos internacionais em 1973. A partir daí e até 2001, a prova nacional foi considerada com “Melhor Rally do Mundo”, por cinco vezes e em 2000 foi considerado “Melhor Rally do Ano”.
Para infortúnio da organização e dos milhares de entusiastas, a Federação Internacional Automóvel (FIA), decide retirar a prova do Campeonato Mundial.
Com a parceria entre a Vodafone e o ACP, em 2007, a prova nacional volta a constar do Campeonato Mundial de Rallys, após uma ausência de cinco anos.
Vodafone Rally de Portugal 2009
Com partida no Estádio do Algarve, o Vodafone Rally de Portugal 2009 conta, este ano, com 75 equipas que representam 28 países de cinco continentes, que revelam a projecção mundial da prova.
Organizada pelo ACP e com o patrocínio da Vodafone Portugal, BP Ultimate, Hertz e Essilor; e com os apoios de Turismo de Portugal e de várias Câmaras Municipais algarvias.
O Rally conta com três etapas e um percurso total de mais de 1100 km, divididos por 18 provas de classificação, num total de 361 km.
Veja aqui a lista completa das equipas e respectivos pilotos.
A Vodafone e o desporto motorizado
Reforçar valores como a inovação, o dinamismo, a paixão e a competição é um dos principais motivos pelos quais a operadora tem tido uma longa tradição no apoio ao desporto motorizado, de onde se destaca o automobilismo e o motociclismo.
Desde a Fórmula 1 aos rallis, passando pelo Todo-o-terreno, a Vodafone apoia competições e pilotos nas mais variadas modalidades.
O grande envolvimento das populações locais neste tipo de desportos é outra das vantagens apontadas pela marca para a ligação ao desporto motorizado, uma vez que também a marca cria uma maior proximidade com os cidadãos.
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