O 5º Seminário de Marketing Infantil, organizado pela Brandkey, arranca esta quinta-feira na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa. “Crianças: Conhecer para melhor comunicar!” é o tema em análise durante dois dias. Segundo a Brandkey o objectivo é “aprofundar o conhecimento sobre os consumidores mais novos, em que contexto se movem, como pensam e como escolhem, como comunicar e interagir, como estabelecer contacto com eficácia”.
O painel de oradores conta como o consultor e ex-marketeer da Lego, Christian Majgaard, e o director da Kidekom, Nicolas Montigneaux, como principais convidados.
Crianças atentas ao universo das marcas
Após a intervenção de Christian Majgaard, vão ser apresentados os resultados da terceira edição do Fórum da Criança, o maior estudo quantitativo português desenvolvido sobre o segmento infantil.
Segundo este relatório, efectuado junto de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos, mais de 90% crianças inquiridas gosta de ir às compras com os pais e têm forte poder prescritivo junto deles. Questionados sobre onde escolhem os seus produtos preferidos, a televisão foi o meio mais votado pelos inquiridos, seguido dos catálogos e revistas.
No que diz respeito à relação das crianças com as marcas, um dos tópicos em análise neste estudo, mais de 50% dos inquiridos gosta de ver publicidade na televisão. A maioria das crianças conhece as marcas, não só de nome, mas também do papel de cada uma no mercado. Apesar do elevado índice de notoriedade das marcas junto do segmento sénior, mais elevado é o conhecimento das mascotes existentes.
Segundo as conclusões do estudo, existe espaço para uma maior interactividade entre as marcas e as crianças, através das mascotes. Adequar as mascotes às actividades e interesses das crianças, criando ou reforçando os clubes, é umas dos caminhos apontados pelos autores do estudo, a Área de Planeamento e Estudos de Mercado, APEME.
O “Edutainment”
O francês Nicolas Montigneaux, consultor de gestão de marcas e fundador da kidekom, uma agência especializada na criação de personagens imaginários que tem como lema o “edutainment”, deu início ao seminário.
Segundo o especialista, o edutainment “é um conceito inovador que os marketeers não devem esquecer durante o processo de criação e comunicação das marcas, uma vez que se baseia na junção dos factores entretenimento e educação”. Para Nicolas Montigneaux, comunicar com os consumidores mais novos “implica comunicar para mais 2 segmentos: os pais e a opinião pública”. No caso dos pais, o especialista defende que as marcas devem ter em atenção que “estes gostam de acompanhar o crescimento dos filhos e de se envolver nos seus gostos e decisões”. No que respeita à opinião pública, o consultor alega que “as crianças não têm a mesma capacidade cognitiva que os adultos, logo é preciso ter muito cuidado com a veracidade dos valores que são publicitados”.
“Humor, domínio, estabilidade, consistência e amor são alguns dos valores que, associados a personagens imaginárias e a heróis”, devem segundo Nicolas Montigneaus fazer parte das estratégias das marcas que pretendem “criar relações de proximidade com as crianças e os pais”.
Para o especialista, “as crianças são consumidores atentos e exigentes e a fantasia e a interactividade são dois elementos muito importantes na comunicação infantil”.
“Construir marcas com as crianças – não para as crianças”
Christian Majgaard foi responsável pelo branding e inovação da Lego, estando por detrás de alguns sucessos da marca como por exemplo os parques Legoland. No 5º Seminário de Marketing Infantil, o actual consultor vem apresentar o conceito “Building brands with children – not to children”. Veja a entrevista em destaque.
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