18 de março de 2009

Dossiê


 


Uma hora em que mais de mil cidades desligam as luzes dos seus mais emblemáticos monumentos. Um “apagão global”, chama-lhe a WWF, a organização independente por trás da iniciativa. O objectivo: diminuir o consumo de energia eléctrico e reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.



A iniciativa teve, como muitas outras, um começo local. Em 2007, Sidney, Austrália. Mais de dois milhões de pessoas desligaram as luzes durante uma hora, superando as expectativas de reduzir nesse tempo 5 por cento do consumo de energia eléctrica da cidade. No total a redução foi de 10,2 por cento. Não admira por isso que em 2008 a WWF tenha levado a Hora do Planeta a uma escala global, tendo envolvido 50 milhões de pessoas. Para este ano, a fasquia aparece bem mais alta. Em 2009, a Hora do Planeta espera envolver os mil milhões de pessoas em mil cidades, de mais de 80 países.



A “Hora” nas empresas
Para Andy Ridley, director-executivo da Hora do Planeta, “a comunidade de negócios tem uma incrível capacidade e responsabilidade de mover empregados, clientes e fornecedores no criar de um futuro sustentável para o nosso planeta”. A Ogilvy Portugal, a Coca-Cola, a IKEA e a Nokia são alguns exemplos disso. São algumas das empresas que estão a associar ao evento. Quer a nível nacional, quer internacional.



A Coca-Cola, por exemplo, comprometeu-se a utilizar a sua força de vendas na disseminação da mensagem Hora do Planeta, através da distribuição de 10 mil folhetos e da oferta de 20 posições de ‘mupis’ em Lisboa e no Porto. Já a nível internacional a empresa está a apelar à adesão dos seus colaboradores ao “apagão global”. Em Londres a famoso outdoor da marca em Picadilly Circus vai também ficar às escuras. Algo que desde a Segunda Guerra Mundial apenas aconteceu duas vezes.



De volta a Portugal, o IKEA prepara-se para deixar os clientes às escuras, durante alguns minutos no interior das lojas de Lisboa e Matosinhos, enquanto no exterior as luzes irão estar desligadas por um hora. Tal como o Grupo Portugália Restauração, que se compromete a desligar a iluminação exterior dos seus 32 espaços de norte a sul do país.



Já a Nokia está também a divulgar a Hora do Planeta junto dos seus colaboradores, incentivando a sua participação na iniciativa global.



Enquanto isso, a Ogilvy Portugal está responsável pela adaptação de todos os materiais de promoção da Hora do Planeta no País. Trabalho que está a desenvolver em regime probono.

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