6 de março de 2009

Dossiê

Microsoft, Cisco, Liberty Seguros, Cushman & Wakefield, e Diageo ocupam os respectivos cinco lugares cimeiros da lista das 30 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, divulgada esta quinta-feira. Um ranking elaborado pelo Great Place to Work Institute, que desde 2000 leva a cabo a iniciativa em Portugal.



A Microsoft volta a aparecer no topo da lista como a melhor empresa para trabalhar em Portugal, e na entrega das distinções, pela mão de José Vieira da Silva, Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, o director geral da empresa, Nuno Duarte, considerou como “actos de coragem todos os exemplos dados pelas empresas presentes, ao dar boas condições de trabalho”, realçando ainda a importância destes actos. “As empresas que sairão mais fortes de um período de recessão serão aquelas saibam preservar os seus colaboradores”, sublinhou o responsável da Microsoft, que integrou a categoria das “melhores empresas para trabalhar entre 251 a 1000 colaboradores”.



Para além do ranking geral, este ano as empresas vencedoras foram também apresentadas por sector e dimensão. Aqui destacaram-se a Accenture, como a Melhor Empresa para Trabalhar acima de 1000 colaboradores, a Cisco, entre 101 a 250 colaboradores, e a Cushman & Wakefield, nas empresas com menos de 100 colaboradores.



Já quanto a outras categorias, a Liberty Seguros foi eleita a Melhor Empresa para Trabalhar para Mulheres, enquanto a Everis Portugal aparece como a Melhor Empresa para Trabalhar para Jovens. Para Executivos o ranking aponta aGMS Consulting. No âmbito da Responsabilidade Social das Empresas e da Liderança e Formação para a Sustentabilidade, os prémios foram, respectivamente, para a Accenture e para a Microsoft.



Segundo adianta a organização da iniciativa em comunicado, “as empresas participantes nesta análise representam cerca de 22 mil colaboradores”, enquanto “as organizações que se qualificaram para o ranking das 30 melhores integram 11 358 colaboradores em território nacional”. Em análise, das 30 empresas vencedoras, 12 são norte-americanas e 18 europeias, das quais oito são portuguesas e ficam automaticamente, candidatas à Lista Europeia das “100 Melhores Empresas para Trabalhar na Europa”.



O Great Place to Work Institute realiza este ranking em mais de 40 países, há mais de vinte e cinco anos. Afirma-se como “o maior estudo de ambientes de trabalho a nível mundial”. Em Portugal está representado pela Sperantia. Tal como explica Sandrine Lage, fundadora daquela empresa, “a missão do Instituto é dedicar-se a construir uma sociedade melhor, ao contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho das organizações”. AB


 


 


Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.