16 de janeiro de 2009

Dossiê


Numa altura em que Portugal se prepara para abraçar a chegada da Televisão Digital Terrestre, trazemos-lhe algumas conclusões da conferência “Being Digital” na Televisão e no Cinema, realizada na passada terça-feira, por Carlos Alberto Henriques, da Colorize Media Learning. Entre as mudanças que estão para acontecer e as tecnologias que vão ficar obsoletas, o orador sublinhou que, no geral, “não estamos preparados para a televisão digital”.



À margem da conferência, em declarações ao Imagens de Marca, Carlos Alberto Henriques reforçou que os tempos impõem “acima de tudo a formação. As pessoas [os profissionais da área audiovisual e cinema] têm que ser formadas”. O ex director técnico da RTP reforça mesmo que “a revolução verificada agora com o digital é superior àquela que foi verificada na passagem do preto e branco para a cor, em termos de cuidados a ter”, explicando que “o digital e a alta definição vão realçar o defeito. As más imagens, as más captações, os maus enquadramentos, a má iluminação, vão estar bem mais perceptíveis”.



Isto numa altura em que Portugal se prepara para a migração do sinal de TV analógico para o digital. Em Dezembro passado o estudo “A Televisão Digital Terrestre em Portugal 2008”, realizado pelo Observatório da Comunicação, Obercom, revelava um grande défice de informação por parte da população portuguesa. 52,8 por cento dos inquiridos responderam que não sabiam ou que não respondiam à questão “a televisão digital é melhor do que a analógica?”.







Conceitos digitais
Durante a conferência, Carlos Alberto Henriques destacou as várias mudanças que o “futuro” digital está já a trazer à televisão e ao cinema. Ficam alguns dos conceitos a reter:



Tapeless
É talvez a mudança mais apreendida. Com a chegada da era digital, desaparecem as cassetes. Cada vez mais, os grandes fabricantes da área do audiovisual apostam na criação de novos suportes, sejam eles os discos Blu-Ray – um disco óptico regravável numa de 50GB, numa face, ou em dupla camada, com capacidade de 100GB –, ou os cartões de memória, de tamanho compacto e com capacidades que vão até aos 64 GB, que se podem traduzir em 64 minutos de gravação em Alta Definição.



HDTV – High Defenition TV, ou televisão de Alta Definição
Aumenta para quatro vezes a qualidade da imagem, em relação àquela que se obtém com sistema PAL, actualmente utilizado em televisão em Portugal, e com o qual a imagem é transmitida a uma resolução de 720 por 576 pixels. Isto significa que o ecrã é preenchido por um total de 414,720 pixels. Com a HDTV a imagem passa para uma resolução de 1920×1080 pixels, ou seja a imagem passa a ser composta por 2,073,6000 de pontos.




 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Televisão Digital Terrestre, a esperada TDT
De realçar que TDT não é sinónimo de Alta Definição. A Televisão Digital Terrestre – que arranca já em Portugal a 29 de Abril, numa fase piloto – marca o fim da utilização do sinal analógico para as transmissões televisivas. Vai permitir imagens de maior dimensão, com definição aumentada e som “surround”. Contudo, para já, a TDT em Portugal só irá utilizar um multiplexer (ver mais abaixo), que não permitirá mais que um canal em Alta Definição em simultâneo.



Multiplexer, ou MUX
O Multiplexer é um dispositivo que divide a sua capacidade de transmissão de saída pelas suas entradas (os canais), permitindo assim a emissão de vários canais em simultâneo numa mesma frequência. Isto significa que cada canal ocupará um determinado espaço nesse MUX e que a qualidade dos canais transmitidos fica dependente da capacidade total do MUX. O MUX A, que a PT vai utilizar a partir de Abril para a TDT, emitirá os quatro canais que actualmente temos, e futuramente também o quinto canal. Todos na mesma frequência. Daí que para assegurar a qualidade de cinco canais, só reste espaço para que apenas um possa emitir efectivamente em HD, e não todos em simultâneo.



Cinema Digital, vertente 2K e 4K
O cenário é o mesmo que na televisão. Uma melhoria na definição e aumento da resolução da imagem. Se com a Alta Definição, em televisão, a resolução fica nos 1920×1080 pixels, em cinema, com a definição 2K a imagem passa a uma resolução de 2048×1080. Já em 4K a resolução fica nos 4096 por 2160 pixels.



Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas A “viragem tecnológica” e alguns conceitos a reter, no dossiê “Ser Digital”.

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