Foram revelados os Prémios Eficácia 2008. Foi o final da quarta edição de um concurso que segundo a própria organização “é o único em Portugal que premeia os resultados obtidos pela acção da comunicação e situa a eficácia como fim da actividade publicitária”. Isto à medida que avalia também “o retorno do investimento realizado e o seu efeito acelerador para o negócio da empresa anunciante”.
Distinguidos com o Grande Prémio à Eficácia em meios, a Espaço OMD e a PT, com a campanha realizada para o Meo, onde foi utilizada a participação dos Gato Fedorento. Já no Grande Prémio à Eficácia em Publicidade, foi a agência Cupido e a Câmara Municipal de Alcobaça a levar o galardão para casa, atribuído aos resultados da campanha para a promoção do Mosteiro de Alcobaça, durante a votação para eleger as 7 Maravilhas de Portugal.
Os prémios foram entregues esta segunda-feira, numa cerimónia que decorreu no Casino de Lisboa. A sublinhar a diferença destes galardões a organização explica que os prémios à Eficácia são também os únicos em Portugal que simultaneamente destacam a agência e o anunciante. Com Ouro foram destacadas as agências Draftfcb, Fullsix Portugal, MSTF Partners, BBDO Portugal, Cupido – na área da Eficácia Publicitária –, a Tempo OMD e a Espaço OMD – na Eficácia em Meios –, e a B6, a MPG, a Brand Fiction e a McCann – na Eficácia em Responsabilidade Social.
Já nos anunciantes considerados mais eficazes, premiados com ouro com as respectivas agências, ficam a Campofrio Portugal, a Unilever – JM, a PT, o BES, o Município de Alcobaça, a Renault Nissan e o Modelo e Continente.
A concurso estiveram 61 trabalhos, inscritos nas três áreas contempladas: Eficácia Publicitária, Eficácia em Meios e Eficácia em Responsabilidade Social. Do júri fizeram parte Marta Sousa Uva, da Procter & Gamble, na qualidade de presidente do corpo de jurados, que contou também com Isabel Calado, da Galp Energia, Filipa Nascimento, da TMN, Pedro Alves, do Montepio, Pedro Dionísio, do ISCTE, Filipa Caldeira, da Fullsix, Tim Solomon, da Ogilvy, Cristina Carrasqueira, da Espaço OMD, Isabel Afonso, IARB, e Paula Freire, da Multivária.
Conheça a lista completa dos vencedores e respectivas campanhas.
Os mais eficazes
Troféu | Anunciante | Campanha | Agência |
Eficácia em Publicidade | |||
OURO | Campofrio Portugal | Peito Peru Forno de Lenha | Draftfcb |
OURO | Unilever – JM | Comfort Essência | Fullsix Portugal |
OURO | Portugal Telecom | MEO | MSTF Partners |
OURO | Banco Espírito Santo | BES – Conta Poupança Crescente | BBDO Portugal |
OURO | Município de Alcobaça | Mosteiro de Alcobaça | Cupido |
PRATA | Iglo Portugal | Iglo / Soja | Ogilvy |
PRATA | Banco Espírito Santo | BES – Soluções de Crédito | BBDO Portugal |
BRONZE | Montepio | Grande Poupança Montepio | Euro RSCG |
BRONZE | EDP – Energias Renováveis | Energias Renováveis | MSTF Partners |
BRONZE | Milupa | Programa de fidelização “Mães na idade dos porquês” | Wunderman |
Eficácia em Meios | |||
OURO | Renault Nissan | Nissan – Nissan Qashqai | Tempo OMD |
OURO | Portugal Telecom | Meo | Espaço OMD |
PRATA | The Coca-Cola Company | Coca-Cola Zero | Universal McCann |
PRATA | Citibank | Cartões de Crédito | Fullsix Portugal |
BRONZE | Red Bull Portugal | Red Bull Air Race | Carat Portugal |
BRONZE | McDonald's | McDonald's | Espaço OMD |
Eficácia em Responsabilidade Social | |||
OURO | Modelo Continente | Modelo – Causa Maior | B6, MPG, Brand Fiction e McCann |
PRATA | ASBIHP – Ass. Spina Bifida e Hidrocefalia de Portugal | ASBIHP | Way |
BRONZE | Caixa Geral de Depósitos | O Planeta Agradece | Mediacom |
Comentários (0)