12 de fevereiro de 2008

Dossiê



Destinado a celebrar a união amorosa entre casais, o Dia de São Valentim, mais vulgarmente conhecido como Dia dos Namorados ficou na história do calendário, marcando o dia 14 de Fevereiro, um pouco por todo o mundo.


 


Mas para além de celebrar o amor, o dia dos namorados está associado à história de um santo. Uma história que não reúne um consenso único, mas que todos acreditam girar em torno de um religioso, de seu nome Valentim.




A história leva-nos aos anos antes de Cristo. As opiniões mais consensuais contam que Valentim teria sido um sacerdote, no tempo do Imperador Romano Claudius II, anos antes de Cristo. O Imperador proibia os casamentos, de forma a recrutar soldados para as suas batalhas, mas o sacerdote violava o decreto imperial ao celebrar os casamentos em segredo. Reza a história que, ao ser descoberto, Valentim foi preso. As teorias mais religiosas revelam que o sacerdote teria curado uma rapariga de cegueira, enquanto estava na prisão. Um milagre, depositado numa fé em Deus que lhe valeu a condenação à morte, por parte do Imperador.


 


São Valentim, como começou a ser tratado, foi um sacerdote cristão, um mártir, morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C. Tornou-se protector dos enamorados, mas também patrono dos Apicultores e invocado pelos mais religiosos contra a Peste.


 


Com o passar dos tempos, o Dia dos Namorados começou a ganhar importância no universo do marketing e da publicidade. As empresas começaram a encarar esta celebração como uma oportunidade de mercado desenvolvendo campanhas e produtos direccionados para esta data. Um olhar que está a tornar o dia de celebração do amor, numa importante marca, um pouco por todo o mundo. Marcas conhecidas dedicam campanhas especiais e investimentos avultados à promoção de produtos associados a esta data há já vários anos.


 



Para os que não dispensam a palavra


A Vodafone não passou uma vez mais ao lado desta celebração de união. Para tal, está já no ar a nova campanha da marca intitulada “Espalha Amor”. A campanha, presente na rádio e imprensa, oferece aos clientes particulares da operadora a possibilidade de espalhar a palavra amor de forma gratuita entre os dias 14 e 17 de Fevereiro. Pelas mãos da agência JWT, a Vodafone investiu cerca de 700 mil euros para espalhar no mercado a razão pela qual o Dia dos Namorados é tão importante.



Seduzir Portugal


A tarefa poderá ser difícil mas esta é a meta a que a TMN se propõe para celebrar o Dia dos Namorados, oferecendo os já tradicionais descontos nas chamadas telefónicas. Mas desta vez vai mais longe ao oferecer gratuitamente, após o primeiro minuto, chamadas grátis durante uma semana inteira, através do KIT Par. Um produto criado há um ano, de propósito para celebrar esta data. Como presente, a TMN preparou também um desconto na compra de dois aparelhos móveis, que assim, possibilitam o limite de chamas gratuitas até três meses.



Amor em cor de laranja

Com uma imagem renovada e uma nova assinatura, e depois de várias iniciativas de promoção de chamas,
a Optimus vai ainda mais longe. Sob o mote “Ninguém vive sem paixão”, a marca assinala o Dia de São Valentim, oferecendo aos enamorados 24 horas de chamadas, SMS e MMS gratuitos entre os números da Operadora. Durante todo o dia 14 de Fevereiro, os clientes Optimus vão poder exprimir os seus sentimentos através de voz, palavras ou imagens, sem custos e sem qualquer tipo de limitação. A campanha publicitária, desenvolvida pela BBDO, responsável pelo rebrading da marca está no ar desde o dia 11 e até 14 de Fevereiro

  


 


Partilhar o paladar


Porque se celebra o amor, esta data representa também a partilha. A pensar nisso a Nutricafés lançou uma nova marca de café em pastilhas. A marca, posicionada no mercado como de prestígio quer aproximar-se de um target que aprecia a qualidade. Para celebrar o Dia de São Valentim, a nova marca de café lançou três versões: a Finezza, Piacere e como não poderia deixar de ser a Passione. Desfrutar de um agradável momento a dois, na companhia de uma chávena de café é a proposta da marca para esta data.


 


 


Momentos íntimos


Uma campanha que pretende juntar amor e humor, é a proposta da Throttleman para esta data especial. Conhecida pelo humor das suas colecções, em especial das peças de roupa mais íntima, a Throttleman lançou uma colecção especial onde na assinatura predominante se pode ler: Fatal Attraction.


 


 


Oferecer tempo


Os mais fervorosos podem estar a contar os minutos para que chegue o tão mencionado dia. Mas para os ajudar a partilhar o tempo a Bell&Ross, marca suíça de alta-relojoaria sugere dois modelos – masculino e feminino. A nova linha BR03 Instrument é inspirada nos instrumentos do cockpit de um avião O Black and White e o White Ceramic, para ele e para ela. Um acessório de moda que se tornou já numa tendência de produto para o Dia dos Namorados. Uma marca que, recentemente apresentou a sua colecção em Portugal, mas que está também já a apostar nas campanhas para este dia.


 


 


Experiências a dois

A empresa A Vida é Bela, pioneira em oferecer presentes sob a forma de experiências pessoais, não poderia deixar de preparar sugestões especiais para um dia especial. De entre o vasto leque de ofertas que a empresa disponibiliza, o pacote especial para o Dia dos Namorados é apresentado em três versões, para diferentes exigências e necessidades. O programa Romantic Days oferece desde massagens a dois, passeios a cavalo pelas planícies do Alqueva ou partilhar um pôr do sol a dois num side-car em Lisboa. Para o jantar, a empresa sugere o Passion Dinners; desde um jantar japonês em casa, passando por um jantar no mítico palácio da Pena, em Sintra. Por fim, se aquela escapadela pode ser a solução para uns dias de repouso, o programa Love Escapes coloca à disposição dos apaixonados, românticos fins-de-semana desde o campo até à praia.


 


Amor a 40 mil pés

O objectivo é claro: criar o recorde mundial de beijos nos céus. Esta é a vontade da companhia aérea de low-cost SkyEurope que espera que milhares de casais embarquem na sua companhia, no dia 14 de Fevereiro. O recorde mundial consiste em juntar todos os casais e que cada passageiro beije o seu/sua companheiro/a abordo de um voo da companhia e que assim receberão um certificado de participação num recorde mundial e um bilhete grátis para viajar na Sky. Esta é a primeira tentativa de bater um recorde do género, mas a companhia já havia batido um recorde aquando de uma viajem de boeing entre Bratislava e Seattle.


 


Convite ao amor


A Fanta, marca do grupo Coca-cola, está a preparar acções de rua para convidar os casais portugueses a namorarem num dos seus sofás do amor “Play On”. A acçao de rua vai decorrer em Lisboa e Porto, entre as 11h e as 17h do dia 14 de Fevereiro, prolongando-se pela noite fora e, a partir das 19h30, os sofás vão transformar os cinemas do CascaisVilla, Loures Shopping e Rio Sul em locais para namorar.
Alusiva ao filme publicitário “Caught in the Act”, que estreia esta semana, a campanha “Fanta Play”, criada Ogilvy and Mather, de Nova Iorque, quer inspirar os casais a combater os momentos mais cinzentos do dia-a-dia.
 


 


Aulas de tango


Uma aula de tango gratuita é a forma que o Centro Comercial Alegro Alfragide encontrou para promover o Dia dos Namorados. Dia 14, à 19h00, os visitantes do centro podem aprender alguns passos desta dança com o seu par, num ambiente criado para o efeito. A acção que se integra no Clube da Cultura, um dos clubes que acontecem todas as quintas-feiras. A par deste evento, o alegro está ainda a oferecer viagens a Veneza, Paris e Funchal, para os clientes que apresentarem a melhor declaração de amor. 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasEm jeito de celebração do dia dos namorados, o Imagens de Marca preparou um dossiê especial, onde revelamos algumas curiosidades sobre a história da celebração e deixamos algumas sugestões



 

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