20 de outubro de 2008

Dossiê

Vídeo - Entrevistados: Alberto da Ponte, presidente da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (da qual faz parte a Luso); Nuno Mendonça, director de Comunicação da Mercedes Benz Portugal; e Mário Fernandes, director de Vendas e Marketing da BMW Portugal.


 


Carros. Mais precisamente marcas de carros, as duas primeiras classificadas do ranking estabelecido pela Brandia Central, no estudo Brand Magnetic Fields. Uma lista das 50 marcas mais magnéticas para os portugueses, com a BMW e a Mercedes nas posições de topo, em primeiro e segundo lugar, respectivamente.



O objectivo do estudo passou por “avaliar o grau de atracção exercida sobre os consumidores portugueses, independentemente do seu poder de compra, pelas marcas de um grande leque de famílias de produtos presentes no mercado nacional”, explica desde logo a agência em comunicado. Os resultados do estudo, desenvolvido em parceria com o MarkLab, Laboratório de Investigação Aplicada às Ciências do Marketing, têm como base entrevistas feitas a 1063 pessoas. Inquéritos de resposta espontânea onde, separadas por famílias de produtos, eram apuradas as marcas mais invocadas pelos consumidores. No total das entrevistas foram citadas 530 marcas diferentes.



A partir daquelas mais mencionadas a Brandia Central elaborou o ranking das 50 mais. Nas primeiras dez posições, ou sejam, as dez insígnias mais atractivas para os consumidores portugueses, o estudo aponta desde marcas automóveis a instituições bancárias, passando por produtos alimentares e de higiene (ver quadro das 10 mais).



Quem sai, quem fica
Já em 2007 a Brandia Central tinha realizado o Brand Magnetic Fields. Nas mais variadas famílias de produtos existem reincidências no que toca às marcas mais atractivas para os portugueses, da mesma forma que outras saltam do pódio.


 









No caso da Skip, a terceira marca no ranking geral, a insígnia mantém-se como a marca mais citada pelos inquiridos na família dos produtos de limpeza doméstica. Já nas cadeias de supermercados o Modelo veio retirar o Jumbo do primeiro lugar ocupado em 2007. Caso idêntico à Vodafone, que cede o lugar à PT na categoria das telecomunicações, ou do BPI que é retirado pela CGD, na família dos serviços financeiros. Também a Colgate retira a Nívea do primeiro lugar, na família dos produtos de higiene pessoal.


A manter-se desde a edição de 2007 ficam o Ben-u-ron, na categoria dos medicamentos e laboratórios farmacêuticos, a Agros, nas marcas de leite, queijos, iogurtes, e a RTP1 nos canais de televisão mais atractivos para os consumidores portugueses.

   

Medir “o magnetismo”
Para além de se basear na recordação espontânea dos consumidores relativamente às marcas das mais variadas famílias de produtos, a Brandia Central pediu ainda aos inquiridos que indicassem, das marcas previamente mencionadas, a melhor e a pior marca, avaliando-as de um a cinco. Isto, tendo em conta um trio de critérios: a confiança que a marca inspira, o seu prestígio e a identificação do consumidor com a marca.
A informação foi depois tratada a nível estatístico e convertida num indicador – no magnetismo da marca.


Curioso de referir neste “jogo da cadeira” é o caso da Sagres e da SuperBock. Em 2007 a Sagres foi a marca de bebidas com álcool mais referida pelos inquiridos. Já na edição deste ano, vê-se obrigada a partilhar o primeiro lugar com a concorrente Super Bock, que empatou, manifestando igual nível de atracção junto dos consumidores.



As conclusões
Entre as conclusões do estudo a Brandia Central refere que independentemente do nível de atracção exercido, “para a maioria das famílias de produtos, o repertório de marcas evocadas é muito diminuto”, adiantando que “a atracção de uma determinada marca é maior quando os inquiridos consideram que os bens que essa marca propõe são vantajosos para si”.



Tendo em conta as duas primeiras posições do ranking o Brand Magnetic Fields permite concluir que “o automóvel assume, de facto, uma grande relevância na construção e afirmação da identidade social dos consumidores”.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.