Foto-destaque: Esta foto correu o mundo da Internet em 2000, muitas vezes acompanhada de uma explicação que garantia que a mãe do animal tinha vivido junto de uma central nuclear canadiana. O autor da foto e dono do gato acabou por admitir que tinha fabricado a foto no seu próprio computador e enviado a um amigo por piada.
Devido à evolução dos programas de edição de fotos, a maior parte das fotografias falsas surgiram nos últimos cinco anos. O resultado, por vezes, é tão espectacular e verosímil que depressa as falsificações correm de caixa de e-mail para caixa de e-mail.
Bush a ler ao contrário?
A fotografia do presidente do EUA a ler um livro ao contrário durante uma cerimónia numa escola correu o mundo e ajudou à consolidação da imagem de pateta do presidente republicano. A verdade é que fotos deste evento de 2002 provam que Bush estava com o livro na posição correcta.
Tubarão ataca helicóptero
Esta falsificação foi criada a partir da junção de duas fotografias.: um helicóptero do exército norte-americano durante um exercício militar em São Francisco e um enorme tubarão branco fora de água junto à costa da África do Sul. A falsificação surgiu em 2001 e foi difundida por e-mail, tendo como assunto: “Tubarão ataca marinha britânica”.
Turista e o World Trade Centre
Esta falsificação surgiu poucas semanas depois dos ataques às Torres Gémeas. Apesar de rapidamente se perceber que a foto não poderia ser real, a falsificação provocou uma reacção emotiva numa população americana de luto. Como é que seria possível o turista não ter ouvido o avião? Ou a câmara ter sobrevivido ao impacto? Foram algumas das perguntas que circularam via e-mail. A resposta é simples: trata-se de uma falsificação.
Teste de mísseis iranianos
Durante o mês de Julho, a Guarda Revolucionária Iraniana quis enviar uma mensagem ao ocidente através do lançamento de nove mísseis balísticos. Quando um dos lançamentos falhou, as autoridades optaram por falsificar o momento. Não contaram com o facto de a fotografia real já ter sido publicada num jornal do país.
Fumo sobre Beirute
A agência de notícias Reuters divulgou uma foto dos ataques de Israel ao Líbano em 2006, que depressa foi alvo de dúvidas. A agência acabou por admitir que a fotografia tinha sido adulterado por Adnan Hajj, um freelancer libanês, com o objectivo de exagerar os efeitos do bombardeamento israelita.
Antílopes e comboios
Esta foto que mostra um grupo de antílopes tibetanos a correram sob uma linha de comboio de alta velocidade foi publicada pela Xinhua, a agência de notícias estatal da China. O objectivo era provar que a ligação Xangai–Tibete em comboio de alta velocidade não tinha efeitos no meio ambiente. O autor da foto Liu Weiqiang acabou por admitir que tinha feito a sobreposição de duas imagens.
Tsunami na Tailândia
A imagem correu as caixas de e-mail de todo o mundo após o tsunami de 2004, tendo como assunto “onda gigante engole Puket na Tailandia”.
Tubarão e os mergulhadores
Dizem que o tubarão estava tão perto que até lhe sentiam o hálito… apesar de isso não ser possível debaixo de água. Pelo que parece a fotografia foi falsificada para impressionar o filho do casal e correu a Internet.
John Kerry com Jane Fonda
O candidato democrata às eleições norte-americanas de 2004 era conhecido por ser uma activista contra a guerra do Vietname, por isso não seria de surpreender que estivesse ao lado da actriz Jane Fonda num comício contra a guerra. Mas a verdade é que a fotografia foi falsificada e divulgada durante o período de campanha.
Iraquianos raptam soldado de brincar
Um grupo rebelde que se apresentava como a brigada Al Mujahedeen colocou na Internet uma foto de um homem que dizia ser um soldado americano raptado. A opinião publica acreditou na história até que uma empresa de brinquedos garantiu que se tratava de um dos seus bonecos chamado “Special Ops Cody”.
Veja mais fotos falsificadas na galeria.
Comentários (0)