18 de julho de 2008

Dossiê

O lettering do logótipo manuscrito a giz tem como referência o modo de trabalhar das pequenas mercearias de bairro, mas a verdade é que a insígnia do Grupo Jerónimo Martins investiu ao nível dos grandes. Com 300 lojas em todo o país e mais de 12 mil e 500 colaboradores, o Pingo Doce volta a alterar a identidade visual. Um processo que demorou dois meses a ser completado. 


 


Para que o processo estivesse concluído, foram necessários colocar 20 mil novos cartazes de loja, mais de 15 mil placas de sinalética e transformar perto de 13 mil e 500 carrinhos de supermercado. “Em 2002 o Pingo Doce começou a repensar toda a sua estratégia”, recorda Vanessa Silva, directora de Marketing da empresa, “através de uma proposta high value for money (conveniência e qualidade a preços extremamente competitivos)”. “A alteração da identidade visual representa o culminar dessa estratégia”, conclui.


 


Feita que estava a transformação nas lojas, aquela que se auto-intitula a maior cadeia de supermercados do país recorreu aos actores Rita Blanco, Marcantonio del Carlo e Catarina Avelar para apresentarem a nova identidade visual do Pingo Doce.  O logótipo surge agora a giz sobre um fundo negro, que faz lembrar uma ardósia. A conhecida assinatura “Sabe Bem Pagar Tão Pouco” aparece abaixo do nome da marca, em forma de sorrido. Lançada esta semana, a campanha multimedios foi desenvolvida pela IARB e estará presente em televisão, mupi e imprensa.


 


 


Alteração da identidade visual do Pingo Doce ao longo do tempo:


 
























1983

O leão traduzia a parceria da Jerónimo Martins com a empresa Delhaize “Le Lion”.

1993

Com o finalizar da parceria com a Delhaize e a aquisição das lojas Inô, o logótipo teve mais uma evolução.

1996

Surge o novo logótipo, a par da criação de um novo conceito do espaço de loja, colocando os frescos em destaque.

2000

Em 2000, foi feito um refresh ao logótipo Pingo Doce, introduzindo uma noção de tridimensalidade.

2008

Nova imagem. O novo logótipo tem como cor predominante o preto, que representa a cor da ardósia, e o nome da insígnia a branco, com lettering manuscrito em estilo giz, elementos muito utilizados nas mercearias para escrever os preços. Mais do que as cores em si, o objectivo final é transmitir a sensação de proximidade ao cliente, semelhante à proximidade existente nas mercearias de bairro. No novo logótipo, encontra-se a assinatura da marca “Sabe bem pagar tão pouco” em forma de um sorriso.


 


 


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasConheça as mudanças da marca ao longo do tempo.

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