16 de junho de 2008

Dossiê

 



 


Em menos de seis meses, o Imagens de Marca volta a surpreender o mercado com mais um novo projecto. O Imagens de Marca / País é a nova sub-marca do programa que pretende mostrar as marcas e as imagens de vários países um pouco por todo o mundo. A primeira paragem deu-se naquele que muitos consideram ser um país com uma situação geográfica privilegiada no centro da Europa. A República Checa foi assim o primeiro a receber o Imagens de Marca para uma emissão especial.  


 


E foi no âmbito deste novo projecto que, pela primeira vez, o Imagens de Marca organizou uma Conferência/Debate que juntou o programa à Embaixada da República Checa em Portugal, e subjacente ao tema: “Relações Comerciais e Económicas entre Portugal e a República Checa”.


 


Ao convite responderam mais de trinta pessoas interessadas em conhecer e descobrir um pouco mais sobre um dos países com maior crescimento económico da Europa de Leste, e perceber de que forma se podem estreitar as relações económicas e comerciais com Portugal. O mote para o inicio do debate foi uma peça produzida pela jornalista Vanda Jorge, destacada na República Checa e que traça as características económicas do país.   


 


Do painel, moderado pela coordenadora do programa, Cristina Amaro, fizeram parte Ladislav Skerík, Embaixador da República Checa, em Portugal; Artur Duarte, da Aerosoles; Orlando Teixeira, da Skoda, SIVA Group; José Vital Morgado, da AICEP e um testemunho especial em vídeo de Filipe de Button, administrador da Logoplaste.


 


Durante a conferência debateram-se diversos temas de onde se destaca as semelhanças entre Portugal e a República Checa, essencialmente do ponto de vista do consumidor e do investimento português no país. Esta foi uma das abordagens feitas pelo embaixador e reiteradas por aqueles que estão mais familiarizados com o mercado Checo.


 


Mercado este onde a Aerosoles vendeu já mais de 40 mil pares de sapatos e que segundo Artur Durarte, apesar de não ser um dos mercados prioritários para a marca, “é uma porta de entrada para vários mercados, principalmente pela sua localização geográfica”. Na República Checa nasceu também a mais jovem marca do grupo Volkswagen em Portugal, a Skoda. Orlando Teixeira, director de Marketing explicou à plateia que ainda existe um longo percurso a percorrer uma vez que “a imagem da marca ligada à República Checa ainda não facilita na venda do produto”; uma barreira que o país está a tentar quebrar sobretudo com ajuda de empresas que a investir no território “ajudam no dinamismo económico do país”, como explicou Vital Morgado.


 


Na plateia, caras conhecidas do panorama empresarial português e vários representantes de diferentes embaixadas participaram, por fim, num momento de perguntas e respostas. Rui Miguel Nabeiro, administrador da Delta e Luís Saramago, da Renova foram duas das intervenções e talvez potenciais seguidores de outras marcas nacionais na República Checa.


 


Um debate informal que serviu para aprofundar mais alguns temas e que serve de pontapé de saída para novas conferências sobre novos países.


 


 



 


 


 


 


 


Imagens de Marca Especial Praga


 


 


Praga marca o início de uma viagem que nos leva a descobrir algumas das principais imagens de marca da República Checa.


 


Com castelos, palácios e monumentos, muitos deles classificados como património da Unesco, com galerias de arte e salas de espectáculos, o raro património histórico-cultural é a base do posicionamento do país e o principal elemento da estratégia de diferenciação na promoção além fronteiras. Uma visita à cidade permite descobrir a “sinfonia de experiências que apelam aos sentidos”, uma mensagem que acompanha a comunicação do Turismo Checo.


 


Foram-nos abertas as portas da Ópera de Praga, uma das mais importantes salas de espectáculos do país, para se falar do trabalho e dos investimentos que têm sido feitos para que esta seja uma das grandes referências da cidade em matéria de oferta cultural.


 


De Praga partimos para Karlovy Vary, uma cidade que em português se poderia chamar “os banhos de Carlos”. Ao longo de séculos foi o destino de eleição dos monarcas europeus que aqui se juntavam no verão para usufruir das propriedades terapêuticas das cerca de 12 fontes existentes na cidade, localizada na região da Boémia. De resto, as fontes de água mineral com efeitos terapêuticos são uma das maiores riquezas naturais do país e uma das imagens de marca mais fortes da República Checa. A fama mundial desta cidade balnear atrai todos os anos um elevado número de turistas. Talvez por isso, a restauração e a hotelaria sejam dos negócios mais fortes de Karlovy Vary. Aqui, a opinião é consensual: não são precisas grandes estratégias de comunicação, Karlovy Vary vende por si só, porque toda a oferta prima pela qualidade.


 


Desta cidade termal partimos para Plzen, a cidade onde nasceu a famosa Pilsner. Enquanto símbolo nacional e cartão de visita da cidade, o Imagens de Marca foi à procura das origens de um produto que conquistou os consumidores mundiais. Conheceu-se o Museu da Cerveja onde é retratada toda a evolução histórica do produto às linhas de produção e engarrafamento, ouviram-se histórias do mestre cervejeiro, conheceu-se os hábitos de consumo de cerveja do povo checo e o negócio do principal grupo cervejeiro do país.


 


Na semana em que o Imagens de Marca esteve em reportagem no país, a Onara organizou um evento que atraiu a comunicação social checa e com o qual pretendeu aprofundar as relações com os consumidores locais. Um exemplo do trabalho e da notoriedade das marcas portuguesas neste mercado, testemunhado também pelas câmeras do Imagens de Marca. Numa outra área de negócio, a Logoplaste é outro forte exemplo da presença portuguesa em território checo, com escritório em Praga e duas fábricas instaladas no país. O responsável pelo negócio neste país falou-nos das especificidades do mercado e das apostas que a marca tem feito para conquistar as preferências do consumidor checo.


 


Com uma economia em crescimento e uma localização geográfica que faz com que funcione como uma porta de entrada privilegiada nos mercados ainda mais a leste, a República Checa é actualmemente um mercado atractivo ao Investimento estrangeiro.


 


 




 


Programa da Conferência


 




Veja aqui os CV dos oradores


 



10h30 – Boas-vindas


10h45 – Relações Comerciais e Económicas entre Portugal e a República Checa




·         Peça sobre as relações comerciais entre Portugal e a República Checa


·         Ladislav Skerik, Embaixador da República Checa


·        José Vital Morgado, Administrador Executivo AICEP


·         Artur Duarte, Presidente da Aerosoles 


·         Testemunho de Filipe de Botton (Vice-Presidente da Logoplaste) – vídeo 


.         Orlando Teixiera, Director-Geral da Skoda



11h15 – Debate


 


 


 



 


 

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Comentários (3)

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