21 de junho de 2008

Dossiê

 


Titanium e Integrated: A excelência do Festival



Os trabalhos premiados “representam aquilo que será feito no futuro. Um trabalho Titanium é isso mesmo”, afirma Mark Tutssel, director criativo da Leo Burnett Worldwide em Chicago e presidente do Júri do Cannes Lions na categoria de Titanium e Integrated. Os vencedores já foram anunciados e os Grand Prix vão para a agência japonesa Projector Tokyo – Titanium –, com a campanha “Uniqloq” para a marca de roupa Uniqlo, e para a McCann Worldgroup dos EUA – em Integrated –, com a campanha “Believe”, para o videojogo Halo3 da Microsoft Xbox 360.



Para este presidente de Júri, uma boa comunicação passa por “uma compreensão do comportamento humano”. Qualidade que o corpo de jurados considerou quando escolheu os trabalhos premiados nesta categoria. “Escolhemos estas campanhas porque envolvem as pessoas, tocam as pessoas de alguma forma”, sublinha Tutssel acrescentando que os prémios Titanium “devem ser uma meta para todos no sector”.


 


Film: Dois Grand Prix pela primeira vez


A britânica Fallon London e a norte-americana T.A.G. SF/McCann World Group foram as escolhidas para receber o prémio máximo daquela que é vista por muitos como a categoria de excelência do Festival. O anúncio para o chocolate Cadbury, intitulado de “Gorilla” (vídeo destaque), e o filme “Enemy Weapon”, parte da campanha viral do videojogo Halo 3, para a Xbox 360, foram ambos galardoados com o Grand Prix de Cannes. Uma situação inédita que o Júri explica com a integração de uma nova categoria a concurso, a categoria B, respectiva aos filmes destinados ao meio online.


 


Craig Davis, presidente do júri desta categoria, justifica a escolha de dois Grand Prix adiantando que existem diferenças entre as duas tipologias de filmes (entre os filmes para online e os filmes para os meios tradicionais como o cinema ou TV), e que “não seria justo”, para nenhuma das pessoas que enviaram trabalhos numa ou noutra área, se apenas uma das categorias fosse tida em conta. “São dois trabalhos extraordinários, mas sem comparação possível, adianta.


 


Ted Horton, também júri em “Film”, acrescenta que a decisão de escolher dois grandes vencedores não é sinónimo de indecisão, é antes um reflexo de uma “decisão segura e ponderada”.


 


Na 55ª edição do Cannes Lions foram entregues, para “Film”, 21 Leões de Ouro, 33 de Prata e 65 de Bronze.


 


 



Espaço Nokia


“Nem chegam a ser protótipos, são apenas experiências” começa por explicar Afdhel Aziz, responsável pelos patrocínios Nokia, ao apresentar três objectivas de câmara que a Nokia desenhou especialmente para a sua presença no Cannes Lions 2008. Fish Eye, Macro e Wide Angle são os três tipos de lentes, que conferem ao vídeo ou foto diferentes tipos de imagem, e que podem ser aplicadas nos equipamentos N95 da marca finlandesa. Apetrechos novos que Nokia aproveita para lançar um desafio aos visitantes: “fotografem e filmem Cannes com o nosso equipamento”.


 


Para além do patrocínio à categoria de “Film” na competição Youg Lions, onde os participantes deverão realizar os filmes a concurso utilizando o equipamento cedido pela Nokia, a empresa convida ainda o visitantes do Festival a viver a “experiência Cannes”, apelando à sua criatividade, emprestando 40 telefones especialmente equipados com uma das objectivas.


 


O Imagens de Marca testou um destes terminais Nokia e aproveitou o próprio equipamento para entrevistar Afdhel Aziz sobre a “Cannes Experiment”.


 


 



 


 


Espaço Microsoft


A recente aposta no sector da publicidade digital, levou a empresa a ver em Cannes o local ideal para reforçar a Microsoft Digital Advertising Solutions – a divisão de negócios responsável pelo conjunto de produtos com foco no mercado publicitário.


 


Um reforço que para além do patrocínio aos Leões na categoria de Cyber, e da realização de Seminários e Workshops, leva à criação de dois espaços da marca no próprio Palácio do Festival: a Microsoft Cyber Lounge, onde os visitantes têm acesso gratuito à Internet e a Gaming Lounge, um local de especial destaque para a XBox e para a Massive (empresa especializada em publicidade em jogos, recentemente adquirida pela Microsoft).


 


O Imagens de Marca em Cannes esteve à conversa com Jakob Nielsen, director de vendas Microsoft para a Europa, que falou sobre a presença da empresa em Cannes e das soluções de publicidade que a recente insígnia Microsoft Digital Advertising Solutions oferece. “Uma marca com o propósito de ser mais simples, clara”, que para já aposta no patrocínio como forma de aproximação ao cliente e conquista de mercado.


 


 


Imagens de Marca: Qual é a importância da presença da Microsoft em Cannes?


Jakob Nielsen: Este é já o sexto ano que estamos em Cannes como patrocinadores principais dos Cyber Lions. E continuamos a voltar porque consideramos que a publicidade digital tem muito a ver com a criatividade, muito a ver com a relação com os consumidores. Por isso a nossa presença em Cannes não é só para comunicar a nossa nova plataforma [a Microsoft Advertising Solutions], estamos aqui também para nos envolvermos neste ambiente criativo e dar a conhecer as oportunidades que oferecemos no espaço digital.


 


IM: Como podem os visitantes viver a Microsoft aqui? Sentir a os valores da marca?


JN: Acabámos de lançar a nova insígnia Microsoft Advertising. O propósito da marca é ajudar na simplificação e clarificação das mensagens. Depois estamos aqui para mostrar os produtos que temos e para que públicos servem, como o Messenger, como a Xbox, como a MSN homepage. Portanto tentamos juntar os nossos produtos de forma a mostrar as diferentes oportunidades que oferecemos, aplicados a este ambiente criativo.


 


IM: O que é que a Microsoft traz de novo a esta edição do Cannes Lions?


JN: Se pensarmos bem, há cinco anos atrás o “digital” era um jogador de terceira liga. E de repente, no último ano e neste, toda a gente fala em “digital”, e nas enormes oportunidades que existem no sector digital.


 


IM: Em termos de investimento, quanto é que representa a presença da Microsoft aqui?


JN: Bem, posso dizer-lhe que é uma quantia considerável. Contudo, acreditamos que é uma aposta que tem que ser feita, até para mostrarmos aquilo que conseguimos fazer.


 


IM: O que é que a Microsoft espera retirar de Cannes este ano?


JN: Tendo em conta as minhas viagens pela Europa e o contacto com os clientes, o que acontece é que muitos pedem: “continuem a divulgar as oportunidades que oferecem, porque nem sempre sabemos quais são. E queremos interagir com a vossa marca”. Então aqui fazemos questão de o fazer, de mostrar o que podemos fazer. Acho que é isso o que podemos retirar daqui.


 


IM: E aqui em Cannes tem tido esse mesmo feedback? Há muita gente que continua a dizê-lo?


JN: Sim, como já disse, essa é uma reacção que tenho sentido um pouco por toda a Europa, mas aqui está a intensificar-se. E já não são só os europeus, são também anunciantes de todo o mundo. Eles dizem: “queremos apostar neste sector, porque sabemos que os nossos clientes são cada vez mais “digitais”. A geração do futuro é “digital” e nós queremos mostrar os nossos produtos a essa geração”.


 


 


 


Ogilvy Lisboa habilita-se a mais um Leão


 


A Shortlist de Film já foi anunciada e Portugal está a concurso. Na grelha de trabalhos concorrentes aos Leões, naquela que é tida como a grande categoria do Cannes Lions, está a portuguesa Ogilvy, já galardoada nesta edição com um “Ouro” na categoria de Promo. O filme “Matches” – produzido pela Ozono Filmes –, da mesma campanha autoria da Ogilvy para a WWF, foi um dos mais de 600 trabalhos seleccionados, que agora se alinham na espera por um Leão de Cannes, a ser entregue no Sábado.


 



Chelsea: Uma marca com toque português, por Catarina Santana em Cannes*


 


Com Scolari de malas quase feitas para Londres, e depois do legado de Mourinho, o Chelsea Football Club é uma marca em crescimento. O IM falou com Andrew Dart, Head of Business Department do Chelsea para a Europa, que esteve em Cannes, para explicar como o clube londrino pretende ser cada vez mais um caso de sucesso, dentro e fora do campo. Veja aqui a entrevista.


 


Sports Marketing: desafios e estratégias


 


O Grupo Omnicom Media realizou este ano um workshop sobre marketing desportivo. As estratégias das marcas ligadas ao desporto para um maior e melhor relacionamento com o público foram apresentadas e não faltaram exemplos reais. Após a intervenção de Luís Mergulhão, CEO da Omnicom Media Group Portugal, sobre a importância da vertente emocional na comunicação das marcas, Niki Shilling, actual consultora da Puravida, que já trabalhou directamente com algumas das marcas apresentadas, passou da teoria à prática, mostrando como as estratégias da Adidas, da Nike, da Heineken e da Redbull garantiram retorno financeiro e notoriedade às marcas. O crescimento do Chelsea Football Club foi outro caso de marketing desportivo com êxito, apresentado por Andrew Dart, Head of Business Development para a Europa.


 


* Imagens de Marca am Cannes com o apoio da Lancia


 


 



 


Os recém-nascidos Leões de Design, por António Barradinhas em Cannes*


 


 



 


 


Os Leões de Design deram o primeiro rugido e “o momento é histórico para todos os designers do mundo”, na opinião de Rodney Fitch, presidente do Júri da mais nova categoria do Cannes Lions. A contar logo no ano de estreia com 200 entradas a concurso, provenientes de mais de 50 países, Design viu esta quarta-feira anunciados os seus primeiros vencedores. Para o Grand Prix os jurados destacaram a Turner Duckworth, de Londres e São Francisco, que criaram a identidade da Coca-Cola.


 


Quanto ao número de participantes da nova categoria, Rodney Fitch considera que este é ainda muito curto e que deverá aumentar nos próximos anos. “Muitos designers nunca ouviram falar de Cannes, mas isso é normal no primeiro ano”, explica.


 


Design premiou 42 trabalhos, tendo entregue 12 Leões de Ouro, 13 de Prata e 16 de Bronze. Veja quem leva “ouro” para casa:


 


Agência ou Designer / País / Cliente / Trabalho


Jung von Matt / Alemanha / Forest Stewardship Council / “Tree Drawings”


Leo Burnett / India / Luxor Writing Instruments / “Luxor Posters”


CJP Advertising + Design / Canadá / Down nBelow / “Brochure”


JWT Singapura / Singapura / Crown Relocations / “Fragile”


Lambie Nairn / Reino Unido / The Business Chanel / The Business Channel


Atelier Markgraph / Alemanha / Daimler / “The Road to the Future”


BBDO Nova Iorque / EUA / HBO / Voyeur Projection Installation 


JWT India / India / Care Foundation / “Burden”


Ogilvy Kosova / Kosovo / Governo da República do Kosovo / “Newborn Monument”


VBAT / Holanda / Heineken / “Amstel Premium Quality Lager”


Turner Duckworth / Reino Unido / The Coca-Cola Company / “Coke Classic Aluminiun Bottle”


 


 


* Imagens de Marca em Cannes com o apoio da Lancia


 


 



 


 


Press: Um Grand Prix a pilhas, por António Barradinhas em Cannes*


 


 


“Criatividade é o que premiamos” e “procurámos trabalhos que provocassem alguma reacção nas pessoas” foram algumas das frases utilizadas pelos jurados da categoria Press, do Cannes Lions 2008, ao referirem-se ao processo de selecção dos vencedores. No total este Júri analisou mais de 7 mil trabalhos, uma afluência de concorrentes que faz desta “a maior categoria do Festival”, segundo explicou o Craig Davis, jurado presidente de Press. No final foram atribuídos 9 Leões de Ouro, 29 de Prata e 54 de Bronze, entre os quais aqueles atribuídos às agências portuguesas Euro RSCG e MacCan Erickson Lisboa. Isto a acrescentar ao Grand Prix que nesta categoria vai para a agência DDB África do Sul, com uma campanha para as baterias de lithium da Energizer.


 


 


Quanto ao Grande Prémio, Craig Davis classifica-o de “poderoso”, acrescentando que os trabalhos da DDB funcionam como “catalisadores de conversa”, “põem as pessoas a pensar”, salienta.


 


A campanha segue o mote “never let their toys die” (nunca deixe os brinquedos deles morrerem) e de acordo com o júri retrata “a verdade sobre o que é ser criança”.


 


Confira ainda a lista dos trabalhos galardoados com ouro:


 


Agência / País / Produto / Anunciante / Trabalho


TBWA Paris / França / MIR Black / Henkel / “Arm”


TBWA Paris / França / MIR Black / Henkel / “Spider”


TBWA Paris / França / MIR Black / Henkel / “Movie”


Leo Burnett Mumbai / Índia / Highlighter Pens / “Che”


Leo Burnett Mumbai / Índia / Highlighter Pens / “Hitler”


Leo Burnett Mumbai / Índia / Highlighter Pens / “Charlie”


DDB Amesterdão / Holanda / Volkswagen / Pon’s Automobielhandel / “Product Recall”


JWT Sidney / Austrália / Binóculos / Olympus / “Echidna”


JWT Sidney / Austrália / Binóculos / Olympus / “Koala”


JWT Sidney / Austrália / Binóculos / Olympus / “Cockatoo”


BBDO Banguecoque / Tailândia / Tesco Lotus / Ekchai Distribution Systems Co. / “Crab”


BBDO Banguecoque / Tailândia / Tesco Lotus / Ekchai Distribution Systems Co. / “Fish”


BBDO Banguecoque / Tailândia / Tesco Lotus / Ekchai Distribution Systems Co. / “Praws”


BBDO Banguecoque / Tailândia / Tesco Lotus / Ekchai Distribution Systems Co. / “Squid”


FP7 Doha / Qatar / EA Games / B.D. Group / “Goodbye”


FP7 Doha / Qatar / EA Games / B.D. Group / “Proud mother”


FP7 Doha / Qatar / EA Games / B.D. Group / “Back home”


ALMAPBBDO São Paulo / Brasil / Cia de Bolsa / Cia de Letras / “The Trial”


ALMAPBBDO São Paulo / Brasil / Cia de Bolsa / Cia de Letras / “Roman Empire”


Clemenger BBDO / Nova Zelândia / Sleep Before Driving / Land Transport NZ / “Tree”


Clemenger BBDO / Nova Zelândia / Sleep Before Driving / Land Transport NZ / “Creek”


Clemenger BBDO / Nova Zelândia / Sleep Before Driving / Land Transport NZ / “Bridge”


Duvall Guillaume Bruxelas / Bélgica / Bazooka Bubblegums / Bazooka / “Airbag”


* Imagens de Marca em Cannes com o apoio da Lancia



 


Mais Leões para Lisboa


Os vencedores de Press acabaram de ser anunciados e na lista de 93 agências premiadas está um Leão alinhado para cinco trabalhos portugueses. Balloons, Tourism e Stadium, da autoria da EURO RSCG, para a Delta Cafés, e “African” e “Muslim” da MacCan Erikson Lisboa, para Amnistia Internacional, foram contemplados com um Leão de Bronze. De um total de 7 mil trabalhos a concurso. AB



 



 


Criada pela dupla criativa André Lopes e Emerson Braga, e com direcção de José Carlos Bomtempo e Diogo Anahory, a campanha “Presos” abordava o tema da discriminação em geral, com particular enfoque nas vertentes raciais, religiosas e sociais. FM


 



A campanha institucional de anúncios de imprensa “Balões, Turismo e estádio” da Delta Cafés, criada pela EuroRSCG e veiculada em Portugal no passado mês de Maio, recebeu esta quarta-feira o Leão de Bronze em Cannes. Mais de sete mil peças estavam inscritas a nível mundial, das quais 98 peças eram portuguesas, os anúncios de imprensa criados pela direcção criativa de Paulo Pinto e Tiago Rebelo destacaram-se, arrecadando o primeiro Leão da história da marca líder em cafés em Portugal. O conceito nasceu do benefício do café melhor percepcionado pelo consumidor – a estimulação dos sentidos. Assim, os anúncios de imprensa remetem para o despertar, e para a ideia do “café do bom-dia”, que só pode ser Delta Cafés.



 


Media: Um recorde que brilha pouco, por Catarina Santana, em Cannes*


 


Ao contrário do que aconteceu em todas as categorias até agora apresentadas, Media parece não ter surpreendido muito o júri. No ano em que bate o recorde de inscrições, com duas mil entradas, os jurados lamentam a falta de criatividade ou de eficácia de muitas das campanhas.


 


“Há pouco ouro, porque havia poucas coisas boas e muitas más. Houve muitas inscrições, mas poucas preencheram todos os requisitos. As que preencheram estão à vossa frente”, explicou Dominic Proctor, presidente do júri, aos jornalistas presentes na conferência.


 


O Grand Prix vai para a Suécia, que liderou a categoria com MMS, um trabalho da Forsman & Bodenfors, de Gotemburgo, para a AMF Pension. Dos cinco Leões de Ouro atribuídos, a Leo Burnett de Chicago, é a grande vencedora. A agência leva para os Estados Unidos da América dois prémios que suscitaram a curiosidade entre os jornalistas, pois ambos os trabalhos têm o mesmo nome. Fresh Salads, para a McDonald’s, arrecadou o ouro em duas entradas diferentes.


 


Portugal tinha dois trabalhos incluídos na shortlist, – Where is the Eagle?, da Ogilvy para a WWF, e Pen Drive Cargo, da ARC Lisboa, para a Mercedes-Benz – mas nenhum deles foi contemplado com um Leão.


 


Veja abaixo quem levou os “Ouros” para casa:


 


Agência /País/Anunciante/Trabalho


 


Leo Burnett USA, Chicago /EUA / McDonald’s / “Fresh Salads” (2 ouros)


Mortirbrigade, Brussels / Bélgica / Studio Brussels / “Black Boy Wanting Water”


Dentsu Kansai, Osaka / Japão / The Asahi Shimbun / “The Asahi Newspaper Moves”


Grabarz & Partner, Hamburg / Alemanha / “Stern Gruner + JAHR/Fast news”


 


*Imagens de Marca em Cannes com o apoio da Lancia


 



 


 


Outdoor HBO duplica Grand Prix, por António Barradinhas em Cannes*


 


O trabalho Voyeur Projection Installation, para a cadeia televisiva norte-americana HBO, valeu à BBDO de Nova Iorque mais um Grande Prémio em Cannes – a agência já tinha conquistado ontem o Grand Prix em Promo, com a mesma campanha. A projecção de vídeo ocupando toda a fachada do edifício da HBO foi eleita pelo Júri da categoria Outdoor por ter “utilizado uma linguagem nova para este meio”, segundo explicou o presidente do Júri, Prasoon Joshi. Ainda de acordo com o chairman da MacCan Worldgroup Índia, o júri procurou nesta categoria “encontrar trabalhos que tivessem captado a essência do meio” e o outdoor da BBDO “sobressaiu-se” nesse aspecto.


 


 


Ao todo foram atribuídos nesta categoria 22 Leões de Ouro. Consulte a lista:


 


Agência / País / Anunciante / Anúncio


BBDO Dusseldorf / Alemanha / Braun / “Michael”


BBDO Dusseldorf / Alemanha / Braun / “Thomas”


BBDO Dusseldorf / Alemanha / Braun / “Norbert”


BBDO-Proximity Kuala Lumpur / Malásia / Chrysler Korea / “Bushman & Eskimo”


BBDO-Proximity Kuala Lumpur / Malásia / Chrysler Korea / “Husky & Camel”


FP7 Doha / Qatar / B.D. Group – EA Games / “Proud Mother”


FP7 Doha / Qatar / B.D. Group – EA Games / “Goodbye”


FP7 Doha / Qatar / B.D. Group – EA Games / “Back Home”


Saatchi & Saatchi / Malásia / Silverfish Books / “Affair”


Saatchi & Saatchi / Malásia / Silverfish Books / “Candlestick”


Saatchi & Saatchi / Malásia / Silverfish Books / “Liberty”


Saatchi & Saatchi / Malásia / Silverfish Books / “Psycho”


TWA China / China / Adidas / “Hu Jia”


TWA China / China / Adidas / “Sui Feifei”


TWA China / China / Adidas / “Zheng Zhi”


Ogilvy Frankfurt / Alemanha / Mattel Alemanha / “Mustang”


Ogilvy Frankfurt / Alemanha / Mattel Alemanha / “ElDorado”


Ogilvy Frankfurt / Alemanha / Mattel Alemanha / “Fleetwood”


Ogilvy & Mather Singapura / Singapura / FHM / “Renaissance Art”


Ogilvy & Mather Singapura / Singapura / FHM / “Family Health”


Ogilvy & Mather Singapura / Singapura / FHM / “Super Heroes”


Ogilvy & Mather Singapura / Singapura / FHM / “Beauty”


BBDO Nova Iorque / EUA / BBC World / “Cables: Protest”


DDB Amesterdão / Holanda / Centraal Beheer Achmea / “Back of the Bus”


 


 


* Imagens de Marca em Cannes com o apoio da Lancia


 



 



 


 


Um Grande Prémio Nipónico, por António Barradinhas em Cannes*


 


Os vencedores da categoria Rádio já foram anunciados e estão apostos para a entrega dos leões, ao final da tarde. Grand Prix prepara-se para viajar até à nação do sol nascente, onde fica a casa da produtora Do Corporation em Tóquio.


 


O trabalho “Shutter Dance”, pela agência japonesa Dentsu para a Cannon, foi o eleito pelo júri, que unanimemente o descreve de “fantástico” e “intemporal”, nas palavras do seu presidente Mark Gross, director criativo da DDB Chicago.


 


O anúncio foi feito para a gama Eos Kiss Digital Camera da Cannon e, segundo explica o júri, destacou-se por se revelar “uma excelente utilização do meio”, conseguindo ao mesmo tempo ser “simples e preciso”, como acrescentou o francês Thomas Stern, director criativo da @just de Paris. Ainda quanto à escolha do Grand Prix os júris adiantaram que “foi mais fácil que o esperado” e que apesar do anúncio ser japonês “não foi necessária uma tradução”, já que o meio rádio “vive da linguagem do som, e essa é Universal”.


 


* Imagens de Marca em Cannes com o apoio da Lancia


 


 



 


 


Anúncio apresentado em primeira-mão pelo Imagens de Marca é case study em Cannes


 


A ver: a primeira campanha mundial de cinema em digital 3D


 


Trata-se da primeira campanha em 3D da Super Bock para cinema e foi também uma novidade mundial. ”O conceito da campanha gira em torno da música e de todos os momentos e sensações que transmite”, explica a empresa. Uma iniciativa da Superbock em parceria com a rede de cinemas Screenvision e as salas Zon Lusomundo, que teve destaque em Cannes. A Super Bock foi apresentada, esta segunda-feira, durante o seminário da Screen Advertising World Association como um exemplo de um anunciante inovador de dimensão local que decidiu apostar no formato 3D. O filme esteve a cargo da produtora Kontentor, empresa especializada na área da produção 3D, e foi criado para ser exibida antes do filme U2 3D, que adoptou o mesmo formato digital 3D. FM


 


 



 


Saem os primeiros Leões, por António Barradinhas, em Cannes*


 


A ver: Portugal ganha Leão de Ouro em Cannes, vídeo aqui.


 


 


Portugal começou com o pé direito. Que o diga a Ogilvy lisboeta que veio até à Cote d’Azur receber um leão de ouro na categoria de Promo, logo no primeiro dia de Festival, com a campanha “Onde está a águia?”, uma campanha da dupla João Flores e Francisco Serra e Melo, com direcção criativa de Edson Athayde, para a WWF. “Não vimos uma ideia tão boa para um desafio tão grande. Uma nova maneira de resolver um problema, envolvendo as pessoas. É um trabalho muito bom mesmo”, foram as palavras de Armin Jochum, presidente do Júri para a categoria, enquanto anunciava os vencedores. A Ogilvy de Portugal foi assim uma das 17 agências a ser galardoadas com o leão dourado.


 


 


Conheça a lista dos outros “ouros” na categoria Promo:


 


Agência / País / Anunciante / Trabalho


Publicis Mojo / Nova Zelândia / Lion Nathan / “Speight’s Great beer delivery” (2 Ouro)


MacCan Erickson / Reino Unido / Xbox / “Xbox Halo 3”


Shackleton / Espanha / Caja Madrid / “Sense & Sensibility


Pages BBDO / República Dominicana / Tricom / “Freezing the Game”


Tracylocke / USA/ 7-eleven / D’oh thank Heaven (2 Ouro)


Akestam Hoslt / Suécia / Playground / “Hatch an Egg”


Lowe & Rivet Australia / Austrália /MTV Networks Australia / “Welcome Snoop”


Beacon Communications / Japão / Wild Birds Society of Japan / Voice of endangered birds”


Norpol + Hamburg / Alemanha / Arbitskries Vorratsdatenspeicheru NG / “Fingertips”


Vitruvio Leo Burnett / Espanha / Prodis Down’s Syndrome Foundation / “Prodis Mailing”


Marketingvivo / Espanha / Município de Madrid / “The wishing tree”


BBDO Nova Iorque / EUA / HBO / “Voyeur Integrated Campaign”


Serviceplan Munique / Alemanha / Expedia.com / “Weather Channel”


Y&R Interactive Telaviv / Israel / Maor / Internet Shutdown


 


 


Quanto ao prémio excelência, em Promo, foi uma agência norte-americana a contemplada. O Grand Prix desta categoria foi entregue à BBDO de Nova Iorque, com a mesma campanha que também lhe deu um leão de ouro. A “voyeur integrated campaign” para a cadeia televisiva HBO.


 


 


Já na categoria Direct, o Grand Prix foi para terras indianas, para a JWT de Mumbai, mais precisamente. A “Lead India” foi a campanha eleita por o jurado desta categoria. “É uma campanha enorme que move um país inteiro e é isso que nós queremos que o Direct Marketing faça”, referiu o presidente do Júri de Direct, Márcio Salem, adiantando quanto ao processo de escolha dos premiados, que “apesar da barreira linguística, a beleza dos trabalhos transcendeu”.


 


Conheça aqui a listagem dos galardoados com um leão de ouro, categoria Direct:


 


 Agência / País / Anunciante / Trabalho


Lowe Bangkok / Tailândia / Unilever Tailândia / “Torture Test” (2 ouros)


JWT San Jose / Costa Rica / Nelka Rent a Car / “Do it with a car”


JWT Londres / Reino Unido / MTV Foundation / “Anti-slavery”


Mortierbrigade / Bélgica / Studio Brussels / “Black boy wanting water”


The Communications Agency / Reino Unido/ The Prostate Cancer Research Foundation / “Give a few Bob”


BMF Sidney / Austrália / Goodman Fielder Banking / “Ducks”


 


* Imagens de Marca em Cannes com o apoio da Lancia


 


 



 


 


Manhã oriental em Cannes, por António Barradinhas em Cannes *


 


 


Em Cannes, o começo do dia foi “em chinês”. Pelo menos no que a seminários diz respeito. O boom publicitário naquele país nos últimos anos, e uma análise do mercado neste sector, marcaram os temas de duas apresentações consecutivas, no auditório Debussy do Palácio de Festivais e Congressos. Uma primeira sessão, sob o mote “Building Lovemarks in China”, partiu do contínuo crescimento que o sector publicitário tem verificado no país e focou a importância de criar relações mais fortes entre anunciantes e consumidores.


 


Pully Chau, CEO da Saatchi & Saatchi, traçou a forma como a China está rapidamente a ganhar terreno na área da comunicação, enquanto Daniela Riccardi, presidente da Procter & Gamble China explicou que é através da uma forte relação de proximidade e lealdade com o cliente que as marcas poderão vir a sobreviver, bem como através de parcerias que reforcem a identidade da marca e da aposta no marketing de inovação.


E para quem quis saber acerca da publicidade chinesa, a resposta à questão “So You Want To Know About Chinese Advertising?” foi a temática da segunda sessão dedicada ao mercado chinês. Um estudo da R3 e do Grupo Consultores, apresentado neste seminário, trouxe à luz um reflexo do sector da comunicação naquele país.


 


Realizado a mais de 500 anunciantes chineses o estudo é apresentado como “a mais exaustiva pesquisa no sector da comunicação na China”, e os seus resultados mostram um mercado mais preocupado com a criatividade, onde as relações anunciante/agência “são as mais curtas do mundo”. “Chegam a ter a duração de um só projecto”, segundo afirma César Vacchiano de la Concepción, vice-presidente executivo do Grupo Consultores, ao adiantar uma média de 2,5 anos para o vínculo entre cliente e agência.


 


Já no que toca aos factores que levam um anunciante a escolher determinada agência, o estudo da R3/Grupo Consultores aponta que “a criatividade é o Santo Graal na China”, sublinha Shu Fen Goh, da R3. Isto porque é a criatividade o elemento que o anunciantes chineses mais procuram numa agência de comunicação.


Um factor que o vice-presidente do Grupo Consultores atribui à “inexistência de um profundo conhecimento do mercado”, lançando ainda o conselho para as agências presentes na China: “há que estar a par do que as rodeia”, conhecer o mercado.


 


Um repto deixado aos marketers chineses, quer locais, quer internacionais, já que o estudo incidiu em inquiridos de ambos casos. Algumas das conclusões mostram um mercado chinês onde as agências estrangeiras têm melhor reputação de criatividade, e são por isso mais procuradas, embora adiantem depois que o maior desafio para essas mesmas agências “é entender o consumidor chinês”. Um campo onde as agências locais apresentam melhores resultados.


 


 


* Imagens de Marca em Cannes com o apoio da Lancia


 


 



 


 


Portugal ganha leão de ouro em Cannes


 


A Ogilvy acaba de ganhar um leão de ouro com o projecto Onde Está a Águia para a WWF. Portugal conquista este prémio no âmbito da categoria de promoções. A entrega é feita esta noite, durante a cerimónia que irá premiar os trabalhos das competições de promoções e marketing directo. O maior festival de publicidade do mundo arrancou este Domingo com 28 mil candidatos. FM


 



 


 


Portugal com quatro trabalhos entre os finalistas


 


A ver: Gamebox para o Sporting da DraftFCB, finalista em marketing directo, aqui


 


 


Portugal já tem quatro presenças na lista de finalistas das competições de “Promoções” e “Marketing Directo”, shortlist anúnciada até ao momento durante o maior festival de publicidade do mundo, que começou este Domingo em Cannes. Com quarenta trabalhos nacionais a concurso nesta categoria, DraftFCB e Ogilvy destacaram-se em marketing directo com os trabalhos Gamebox para o Sporting e Onde Está a Águia, para a WWF.


 


Estas agências também se detacaram em “Promoções”, tendo ficado na lista de finalistas. A Ogilvy viu reconhecido o mesmo trabalho para a WWF, já a DraftFCB destacou-se com Christmas Cash Register para a Grant’s, tendo sido valorizado o uso de merchandising e in-store marketing. FM


 


 



 


 


Cannes à (primeira) vista, por António Barradinhas em Cannes *


 


A chegada foi como qualquer outra. Normal. Aeroporto, táxi, alojamento. Chegados à Cote d’Azur, para além dos mupis a quase cada esquina, pouco deixava adivinhar que um dos mais importantes festivais de publicidade do mundo já havia começado. E apesar de um domingo já preenchido de workshops e seminários, pela hora do jantar a 55ª edição do Cannes Lions parecia ter arrancado calma.


 


Um Palais fechado e entregue apenas aos holofotes coloridos que o iluminam. Festas que pouco se faziam soar ao longo da praia. Uma Croisette nada congestionada. Um cenário nada correspondente à ideia de Cannes em altura de Festival.


 


Até o tempo – com uma temperatura amena, longe do calor – contrariava aquilo que normalmente se espera da vila francesa nesta altura do ano


No entanto, há que reforçar o título escolhido para este artigo e sublinhar a palavra “primeira”. Isto porque este artigo é não só um reflexo de uma primeira impressão, mas também da primeira impressão de quem visita Cannes e o Festival pela primeira vez.


 


E diz quem conhece o evento há anos, que não é pelo domingo que se mede a afluência de público a Cannes. Para os mais versados no andamento dos leões, essa medição pode ser feita dois dias antes, na sexta-feira, pelo número de pessoas que, quase em jeitos de tradição, gradualmente apinham o bar do Hotel Martinez nessa noite.


 


Uma medição subjectiva é certo, mas as dez mil pessoas inscritas no Cannes Lions ’08 deixam já fazer contas mais certas a uma edição de sucesso. Por isso, ao fim de um calmo e curto Domingo em Cannes, escrevem-se apenas estas primeiras impressões, organiza-se a agenda e prepara-se uma muito provavelmente ocupada segunda-feira.


 


* Imagens de Marca em Cannes com o apoio da Lancia


 


 



 


 


Cannes arranca com recorde de candidaturas


 


Foi uma verdadeira corrida aos leões que premeiam a melhor publicidade feita mundialmente. Com um total 297 trabalhos a concurso, Portugal mostra, desta forma, uma tendência decrescente de participação de ano para ano. Já que em 2006 eram 334 os trabalhos nacionais inscritos e 315 no último ano.


 


Portugal está ainda representado por três jurados: Ricardo Monteiro, da EuroRSCG, na categoria de Imprensa, Luís Mergulhão, da Omnicom Media Group, na nova categoria “Youg Lions Media Competion” e Nuno Antunes, da Proximity, na categoria “Direct”. FM

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.