3 de junho de 2008

Dossiê

Vídeo promocional do Brasil destinado ao mercado hispano e mostra a aposta do país em ser visto como uma marca única


 


 


Sol, praia, música envolvente, baixo custo de vida. Quatro factores que fazem parte da oferta turística do Brasil. Nos últimos tempos, assiste-se a um esforço levado a cabo pelas autoridades brasileiras para colocar no plano da promoção do país as preocupações com a sustentabilidade e o crescimento económico. Toda a comunicação institucional do Brasil tem lutado contra a imagem de país em desenvolvimento e os resultados económicos de 2007 mostram que as receitas do governo central cresceram 13,9 por cento face ao ano anterior, o que coloca o país ao nível das economias mais desenvolvidas do mundo com um PIB de 1,3 biliões de dólares. O turismo contribuiu em 2,23 por cento para este valor. Os gastos dos turistas em território brasileiro também bateram recordes nos últimos doze meses ao atingirem os 5,28 mil milhões de dólares. Sendo o Brasil o sétimo país em todo o mundo que mais realiza eventos internacionais para divulgação e incentivo do turismo. Exemplo disso é a presença da marca Brasil no Rock in Rio Lisboa, que se realiza esta semana no Parque da Bela Vista.


 


Divulgada em 2005, a marca Brasil resulta de um trabalho de dois. “Foram recolhidos dados nas principais operadoras de dezoito países e contactadas mais de seis mil pessoas, segmentou-se, quanto à nacionalidade, idade, género e gostos, os turistas que iam ao país e fez-se uma pesquisa junto do consumidor potencial, aquele que nunca foi ao Brasil, mas que tem uma predisposição para fazer uma viagem”, explicou ao Imagens de Marca Jeanine Pires, Presidente da EMBRATUR, Instituto Brasileiro de Turismo.


 


 


Para Jeanine Pires o maior desafio foi “concentrar o Brasil numa marca, tamanha é a diversidade”: “o Brasil é um pais que tem quinhentos e poucos anos, mas ao mesmo tempo tem um território grande e diverso do ponto de vista da natureza, população, arquitectura e história”. Foram chamadas cerca de quarenta agências brasileiras, que responderam ao desafio da construção da marca. O desenho da marca teria que mostrar o Verde das florestas, o Amarelo do sol, das luz e das praias, o Azul do céu e das águas, o Vermelho das festas populares e o Branco da roupa e da religião popular. Como inspiração as agências tiveram um desenho que ilustra a capa de um livro sobre a obra de Burle Marx.


 



 


 


 



 


 


Por decisão unânime do júri, foi seleccionada a proposta do design gráfico Kiko Farkas , que “sintetiza a mistura de cores e formas assim como agrega muita modernidade ao desenho”. O logótipo foi incorporado a todo o programa de promoção do país,divulgação e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Como assinatura a palavra “sensacional”, que representa uma estratégia de redução da mensagem ao essencial. Já a verba no orçamento do Instituto Brasileiro do Turismo mais do que quintuplicou nos últimos cinco anos.


 



 


 


“Brasil. Eu Vou.”


Ivete Sangalo e Skank trazem os sons do Brasil ao Rock in Rio. Mas a presença do país não se limita a estar em cima dos palcos. A Embratur chegou ao maior festival de música do mundo com o objectivo de abalar estereótipos:  “vamos deixar de ser só promoção do sol e da praia e mostrar que o Brasil é o país da moda e que tem um compromisso social e um compromisso ecológico”.  Todos os brindes distribuídos na cidade do Rock são “eco-friendly”, como é o caso dos chaveiros Pet Tree (uma miniatura de árvore dentro de uma cápsula de acrílico que deve ser molhada regularmente e, depois de dois meses, retirada da embalagem e plantada); as ecobags de algodão cru e o Certificado Carbono Zero, que representa a plantação de uma árvore no Brasil.


 


Num jogo com o slogan do festival, o Instituto Brasileiro do Turismo lançou ainda a acção promocional “Brasil. Eu vou”. Durante os dias do evento, quem visitar o stand Brasil e se inscrever no site habilita-se a ganhar uma viagem, para isso terá de pôr em acção o talento fotográfico. Os autores das cinco melhores fotos voam até ao Brasil, onde plantarão uma árvore num gesto simbólico em nome do ambiente.  


 


De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, 321 milhões de euros entraram na economia do país em Abril deste ano, através dos turistas estrangeiros. O valor é cerca de 13 por cento superior aos 284 milhões de euros registados no mesmo mês do ano passado. Face a estes números a ministra brasileira do Turismo, Marta Suplicy, está confiante: “mantendo este ritmo, podemos perspectivar, no final de 2008, um resultado maior do que em 2007, e este já foi recorde na entrada de receitas através do turismo no Brasil.”   

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasA marca Brasil tem presença no Rock in Rio e revela como a diversidade de um país pode estar sob um logótipo

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