26 de maio de 2008

Dossiê

Vídeo: “Sóis”, o novo anúncio da Cofidis, que foi revelado na televisão a 21 de Maio.


 


Quando chegámos ao 52 da Avenida de Berna, o dia não fazia juz ao Sol Cofidis que se ergue na fachada do edifício. Subimos ao escritório e aguardámos a entrevista na “oficina”, uma pequena sala com caixotes empilhados no chão e  folhetos em cima da mesa. Noutra sala, três cadeiras para as entrevistadas. Ana Luísa Cercas é Directora de Marketing e Clientes, Ana Paula Lopes é a Responsável pelo Serviço de Media e Fernanda Nunes é a Responsável pelo Serviço de Marca. Uma entrevista a três vozes a responder em uníssono pela nova campanha da Cofidis.



 


Eram “o crédito por telefone” e agora querem ser “energia para viver”. Passados onze anos de presença no mercado, a Cofidis muda a imagem e a assinatura, numa aproximação mais emocional do consumidor. O novo caminho escolhido para a empresa em Portugal é fruto de uma alteração nos hábitos dos portugueses e no próprio serviço da credora, que hoje concede a maioria dos pedidos por contactos através da internet.


 


“E se cada um de nós tivesse um Sol só para si?” foi a pergunta lançada a todos os portugueses, no dia 14 de Maio. Começava assim a fase de teaser da campanha multimeios, desenvolvida a par de algumas acções de rua para divulgar a nova Cofidis. Uma forma inovadora de comunicar  para a marca, que, pela primeira vez investe em publicidade estritamente institucional, e que se vai estender a uma política de patrocínios, numa tentativa de humanizar e regionalizar a sua carteira de produtos.


 


Veja o making of do novo anúncio da Cofidis.


 


Apesar de garantirem que os valores e o funcionamento da empresa não mudaram, houve uma necessidade de integrar os colaboradores no processo de renovação. A campanha interna de comunicação foi um primeiro passo que visou sobretudo ultrapassar algumas dificuldades na percepção da marca.


 


Através do novo posicionamento, a Cofidis procura também alcançar um público mais vasto. De acordo com a marca, a nova imagem é para os actuais e possíveis clientes, mas também para criar uma atitude positiva entre aqueles que não pensam recorrer ao crédito.


 


Os valores exactos não são revelados, mas os dados de Maio de 2008 indicam, que, mesmo antes da campanha, a Cofidis vive dias soalheiros.


 







A Cofidis sugiu da aliança entre a 3Suisses Internacional e a Cetelem, celebrada em França, no ano de 1982. Chegou a Portugal em 1996 e conta actualmente com uma equipa de cerca de 430 colaboradores.  Em 2007, o número totsl de clientes apresentado foi de 326 040, correspondendo a um volume de negócios de 183 milhões 149 mil e 128 euros. Bélgica (1986), Espanha (1990), Itália (1996), República Checa (2004), Hungria (2005), Roménia (2006), Eslováquia e China (2007) são os restantes países onde a marca do crédito à distância está presente.


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasApós a revelação da sua nova imagem, uma renovação superior a 2 milhões de euros, a Cofidis conta ao Imagens de Marca como está a ser desenvolvida a campanha, que mudanças sofreu nos onze anos em que está no mercado e os desafios do futuro.

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