30 de janeiro de 2008

Dossiê

 


Todas as empresas do grupo vão passar a usar o prefixo ZON. “Vai-se adoptar uma arquitectura em que o prefixo servirá de chapéu para toda a arquitectura de marcas que temos no momento”, garante Luís Lopes, administrador da recente ZON Multimedia.


 


Esta mudança “trata-se de um processo natural, que surge com a separação da PT”. Como tal, a marca foi obrigada a deixar o PT, apostando na palavra ZON. Veja aqui.


 


A palavra ZON, explica a directora de marketing Lígia Silva, não significa nada, mas tem em si um série de conceitos associados à rapidez e à teconologia. Ver entrevista aqui.


 







A nova marca foi concebida pela MyBrand, num projecto


desenvolvido durante três meses. Tudo começou


com uma lista de mais de 400 nomes que foi reduzida


a uma short list de cinco nomes. Foram realizados focus group


em Lisboa e em Portalegre. Os colaboradores da empresa


também tiveram oportunidade de participar através da intranet,


tendo enviado cerca de duas dezenas de sugestões.



 


Para o administrador, a nova marca vai ser muito importante porque vai dar às empresas do grupo um carácter mais emocional. “A TVCabo, por exemplo, é uma marca muito forte, mas é neutra de atributos do ponto de vista emocional”. “Queremos ir para lá da tecnologia”, conclui.


 


Já em relação ao investimento necessário para a mudança da marca. Luís Lopes garante que o processo de criação da marca vai ser gradual, o que limita os custos. “Acreditamos que teremos de fazer algumas despesas que não estavam previstas, mas provavelmente o investimento não será superior ao orçamentado em 5 por cento. Estaremos a falar de um milhão e meio de euros adicionais”.


 


Meninas da TVCabo podem desaparecer


 


Já em relação a campanhas futuras, Lígia Silva garante que só vão surgir dentro de um mês, a um mês e meio. Nessa altura, a marca ZON vai estar totalmente integrada, abandonando alguns conceitos anteriores como o das famosas três amigas da TVCabo (ver aqui). As campanhas vão estar a cargo da BBDO.


 


Está dado mais um passo para que a PT M se separe em definitivo da Portugal Telecom.  


 


Na quarta-feira será a vez dos accionistas, reunidos em assembleia-geral, votarem a alteração à denominação social da empresa (PT Multimédia SGPS).

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