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Dicionário do Franchising, aqui.
Lista de marcas presentes na ExpoFranchise 2008, aqui.
Um caso de sucesso: a RE/MAX
Entrevista exclusiva com Paulo Morgado, directo da Era Imobiliária, sobre a nova aposta da empresa, aqui.
Na hora de decidir por um negócio em franchising, o investidor pondera as desvantagens e as vantagens. A opção tem em si menos riscos, já que implica uma marca com visibilidade e sucesso reconhecidos no mercado. O futuro franchisado tem do seu lado o Know-how de quem já testou o negócio e sente-se mais protegido da concorrência uma vez que opera numa escala de rede. Por outro lado, está sujeito às regras de quem criou o conceito de negócio e à estratégia desenhada pelo franchisador. Portugal tem, neste momento, 501 marcas franchisadas e metade de origem nacional. Oportunidades de negócio reconhecidas que desfilam até Domingo na Feira Internacional de Lisboa. “A ExpoFranchise é o principal instrumento de motivação para que os empresários possam dar o primeiro passo, o momento em que decidem que vão avançar”, garante Eduardo Miranda, conselho estratégico do Instituto de Informação em Franchising.
Era lança nova marca
A ExpoFranchise 2008 foi o palco escolhido pela empresa especializada em mediação imobiliária Era para lançar a sua nova aposta. Pelo que o Imagens de Marca apurou os detentores em Portugal das marcas ERA e Sotheby’s vão alargar as suas áreas de negócio com o lançamento da marca Finanfácil. Trata-se de uma rede de Consultores Financeiros de origem espanhola, que abrirá, se tudo correr como planeado, a primeira loja em Portugal dentro de dois meses.
“A marca Finanfácil foi comprada, numa lógica de integração de negócios complementares”, explica o director da Era, Paulo Morgado, “com o objectivo de desenvolver um projecto de liderança para a península ibérica deste negócio emergente que é a profissionalização dos consultores financeiros”.
Uma estratégia inovadora em Portugal, onde o aconselhamento financeiro está centralizado nas instituições bancárias e nas seguradoras. Os portugueses vão poder optar, desta forma, por outras soluções quando o assunto é financiamento à compra de imóveis, reunificação de divida, empréstimos, análise de projectos e financiamento a empresas, seguros e financiamento automóvel. Produtos financeiros, que abarcam diferentes segmentos de mercado, num negócio que, garantem os responsáveis da Finanfácil em Portugal, “trará vantagens quer aos clientes da banca tradicional quer àqueles que necessitem de soluções de financiamento mais inovadoras e imaginativas”.
Criada em 2002, a Finanfácil movimentou, em Espanha, no ano passado, 900 milhões de euros, atingindo os dez mil clientes. As parcerias com uma rede alargada de instituições bancárias permitiram a criação de um serviço inovador, a que a empresa chama hipoteca Low Cost. Na prática, dá aos clientes a possibilidade de mudar o seu crédito de banco a custo zero, conseguindo a melhor oferta. Algo que pode chegar, dentro em breve, a território nacional.
Os finalistas ao Top 10 e Melhor Franchising do Ano 2008 já foram seleccionados. Century 21 (mediação imobiliária), Charib (gestão de condomínios), ERA Portugal (mediação imobiliária), ExChange (consultoria financeira), Halcon Viagens (agência de viagens), Hoken (comércio de aparelhos para tratamentos de água e filtros), Loja de Condomínio (gestão de condomínios), McDonald’s (restauração), Newcar (serviços para automóveis) e Re/Max (mediação imobiliária). |
O desfile do franchising
A Era Portugal está no top das marcas mais procuradas. Lista onde constam nomes como Grupo Mix de restauração, Clínicas Persona ou Capital Credit C.C., tendo em conta informações do IIF. Algumas destas empresas vão marcar presença na Expofranchise, este ano com a assinatura “2008: O ano para criar o meu próprio negócio”. “A lógica da feira mantém-se enquanto grande showroom das oportunidades novas do mercado, mas com algumas inovações”, garante Eduardo Miranda. Como principal novidade, o certame apresenta um espaço totalmente dedicado ao empreendedorismo. Na Ilha Mudar de Vida, localizada no centro da feira há espaço para a presença de empresas que apoiam a formação de negócios tradicionais e em franchising, mas também para uma área de conferência. Todos os dias durante o decorrer do certame, especialistas tomam a palavra na primeira pessoa. Temas variados que abordam, por exemplo, o Segredo de Mudar de Vida, tratado pela estilista Fátima Lopes, ou outros segredos revelados pelos finalistas do Top 10 e Melhor Franchising do Ano 2008 vão ocupar este espaço.
A organização aponta “a maiordiversidade de sectores” como uma mais valias deste ano. Para além das habituais marcas ligadas à restauração, estética, imobiliária e sector financeiro, este ano, e a título de exemplo, a marca Water Land quer expandir no mercado um conceito de Lanvandaria Self Service já vulgarizado a nível internacional. Outra novidade é a The Lingerie Restaurant, uma cadeia de restaurantes eróticos que pretende ganhar espaço no mercado nacional. A área da saúde e o apoio à terceira idade têm na opinião de Eduardo Miranda um elevado grau de crescimento, assim como aquilo que ele considera “facilitadores de vida”. “Negócios que têm na sua raiz um carácter disperso e até familiar, como as floristas ou as funerárias”, e que agora se estão, cada vez mais, a profissionalizar.
Com 180 expositores, a feira coloca no mesmo espaço empreendedores, marcas, investidores e aconselhamento. Foram, aliás, as áreas complementares do franchising que ajudam na negociação, que facilitam o crédito e que dão apoio aos empresários que mais cresceram em termos de espaço na feira.
Portugal é tido como um país de empresários em potência. São muitos os portugueses que ambicionam ter o seu próprio negócio, mas ainda há muitos receios em dar o primeiro passo. Neste momento existem 11.500 franchisados e os números revelam que em cada cem pessoas que mostram interesse, pelo menos uma acaba por concretizar a intenção.
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