Vídeo: “Mãe, orienta-te” é o slogan da campanha da TMN para o dia da Mãe. Um filho aconselha a mãe a “orientar-se” e actualizar-se nas novas tecnologias: um telemóvel com GPS.
Podem não haver certezas quanto à longevidade da data e quanto ao contexto em que surgiu, mas o Dia da Mãe hoje não passa despercebido e é já uma data assinalada com forte expressão. História à parte – e como não há comemoração sem oferenda –, o que é certo é que os valores em que esta data assenta servem de boleia para as mais variadas campanhas, dos mais variados produtos e serviços.
Nos dias que correm, são as oferendas feitas à mão pelos filhos na escola, são os ramos de flores, os relógios, os peluches, os acessórios de moda, entre tantos outros presentes. Outrora, ainda nos tempos da Grécia e da Roma antigas, reza a lenda que terão sido as oferendas em honra de deusas. Contudo, a origem do Dia da Mãe não é clara. Já muito mais à frente no tempo, no século XVII, é instituído na Inglaterra o Domingo da Mãe, a ser celebrado quarenta dias antes da Páscoa. Neste dia toda serventia das casas senhoriais eram dispensados do serviço e encorajados a passar o dia com as suas mães. Mas a teoria mais aceite, e até mais fundamentada, coloca a criação do Dia da Mãe nos Estados Unidos da América.
A ideia terá então partido de Anna Jarvis. Após ter perdido a sua mãe, esta norte-americana defendeu a criação de um dia especialmente dedicado a todas as mães e o seu pedido terá sido levado em conta na igreja da sua paróquia, em Grafton, onde a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe. Um dia a que Jarvis associou como símbolo um cravo branco. Foi durante os anos seguintes que Anna Jarvis e alguns apoiantes partiram para uma petição junto dos governantes, e em 1914 o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente, a nível nacional, o segundo Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Em Portugal, o Dia da Mãe celebra-se a 4 de Maio, e para além dos valores que dele se levantam – o amor, o carinho, o respeito e a gratidão –, o segmento a que se destina esta data assume um lugar de destaque na comunicação das marcas.
Segmento: Filhos
O dia é apenas um, este ano clebra-se a 4 de Maio, e embora seja “da Mãe”, o segmento a que as marcas se dirigem são os filhos. Este ano as campanhas começaram a surgir logo na segunda quinzena de Abril e quer sejam relógios, acessórios de moda, telemóveis ou livros, as marcas preparam o seu melhor para se dirigir a este segmento muito específico. Para todas as mães do mundo, aqui ficam alguns exemplos de campanhas sustentadas pelo Dia da Mãe, bem como um olhar sobre a forma como é posta a figura “mãe” na comunicação das marcas.
Que horas são, mãe?
De olhos postos numa mãe jovem, moderna, adorável. “Love Mom” é a assinatura da campanha da Swatch. Marca conhecida por lançar constantemente produtos e campanhas assinalando as datas especiais, a relojoaria suíça preparou, para o Dia da Mãe deste ano, uma campanha que repesca os valores da geração Flower Power dos anos 60 e que é sustentada com o lançamento da edição limitada do “Swatch Madre Mia”.
A mãe em palavras
Já para as mães que tenham a leitura como um dos seus interesses, a Fnac oferece condições especiais de aquisição, num conjunto de obras que seleccionou para o Dia da Mãe. Nesta campanha a mulher “é a palavra mais bela pronunciada pelo ser humano”, parafraseando o poeta libanês Kahil Gibran, e por isso, mesmo a empresa retira os custos dos portes de envio, a quem encomendar as obras propostas através do website.
Mãe, orienta-te
Depois de no ano passado ter baseado a campanha publicitária “nos filhos como eles são” – em que foram utilizadas demonstrações de afecto às mães com cartazes “mãe estou aqui”, nas mais variadas situações –, a TMN quer este ano “orientar” as mães de Portugal. Para o próximo Dia da Mãe, a sugestão que a campanha da operadora móvel lança é a oferta de um Nokia 6110 Navigator, que contém serviço de GPS. No anúncio é o filho quem aconselha a mãe a actualizar-se e modernizar-se, usufruindo da nova tecnologia.
O comércio pelas mães
Se por um lado são as marcas que por si só querem comemorar o Dia da Mãe, por outro são as próprias zonas comerciais que aproveitam a data para comunicar de forma diferente com os seus clientes. Caso disso é a Associação de Dinamização da Baixa Pombalina, ADBP, que este ano promove dois dias de homenagem às mães. Com o objectivo de dinamizar a baixa lisboeta esta acção vai contar com a actriz Patrícia Tavares, como madrinha do evento. Entre a oferta de flores e poemas às mães que circulem no local e o uma visita à maternidade Alfredo da Costa para entregar um cheque à primeira mãe do dia, a ADBP celebra o dia da mãe.
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