22 de abril de 2008

Dossiê

 Sem pôr de lado as preocupações ambientais, tratamos o Planeta Terra como uma marca, com direito a slogan, nome e estratégia de marketing.


 


“Guarde o seu anti-stress porque ainda vai a tempo de conhecer esta terra”


Por Vanda Jorge, Editora Imagens de Marca


 


Se a Terra fosse uma marca…fazia-lhe um rebranding e aproximava-a da imagem daquela célebre “Terra do Nunca”…Poderia ser acusava de plágio, mas a ideia de vivermos eternamente o nosso espírito de criança agrada-me. Enquanto marca, promovi-a como um lugar onde o tempo sobeja, havendo margem para se viver a vida e concretizar todos os sonhos. Mais verde e azul do que nunca, saudável, justa, humanizada e sem capitães gancho à mistura, a ingenuidade e a meninice figuradas nesta simples bola, seriam comuns a todos os que habitam, o nosso conhecido mundo poluído pelo stress


 


PS. Para quem me conhece, sabe que até as botas do inspirador Peter Pan me parecem apropriadas para explorar esta Terra…


 


 


 


 


Marca “Terra” tem nova imagem


Por Hugo Henriques, Jornalista Imagens de Marca


 


“Bem-vindo ao novo mundo!” é a nova assinatura com que a Terra quer posicionar-se no mercado universal. O desafio foi lançado aos biliões de colaboradores que após um intensivo período de partilha de ideias e experiências renovaram a imagem da marca cujas características partilham no seu quotidiano. A marca, com uma imagem adormecida há alguns anos, surge agora com um novo posicionamento, imagem e novos valores.


 


Num universo competitivo e concorrencial, a Terra reforça a sua posição como líder de mercado, tendo na forma humana o seu carácter diferenciador.Sob o signo da qualidade os novos valores da marca assentam na partilha, no cuidado, na vivência e na harmonia. Às cores verde e azul junta-se agora o laranja, visível no interior do novo logótipo ao qual os criativos deram o nome de núcleo, e que pretende transmitir a ideia de união.


 


Os responsáveis da marca acreditam que estes valores serão as novas marcas de uma Terra que se quer mostrar renascida sob o olhar atento dos milhões de novos clientes que recebe diariamente.     


 


 


 


Toque e sinta o seu potencial  


Por Filomena Ricardo, Jornalista Imagens de Marca 


 


Se a terra fosse uma marca… promovia-a como um lugar para plantar e alimentar a partilha, a genuinidade, a união, a compreensão, o contacto e o respeito pelos seus recursos naturais…


 


 


Nome: Pés na Terra


Por: Fernando Paula, Jornalista Imagens de Marca


 


Slogan: Marque uma posição


 


Marca: Responsabilidade, unidade, equilíbrio e sustentabilidade.


Estes seriam alguns dos valores inerentes à minha Marca Terra. Uma marca que não será apenas minha mas de todos os habitantes do planeta.


 


A história e a evolução já nos ensinaram que este não será o caminho a seguir caso se queira preservar o planeta e garantir um futuro saudável para as próximas gerações. Por isso, a “Pés na Terra”, mais do que uma marca comercial, é um símbolo que pretende despertar a consciência de todos para as causas ambientais. Com base na unidade e sentido de responsabilidade, toda a população mundial deve defender uma Marca que pretende atingir um equilíbrio sustentável. 


 


 


Quioto Redux - A Nova Missão


Por Filipa Martins, Jornalista Imagens Marca


 


 


A marca Terra está um pouco gasta, vamos ser francos, por muito que os criacionistas encham os pulmões de ar para falarem da juventude do planeta face à longevidade do resto do Universo, a verdade é que 4,56 mil milhões de anos não são brincadeira. Para além do peso da idade, constatamos o uso pouco cauteloso do nome. Existe o Portal Terra, o Terra Chat, a Rádio Terra, a Terra Notícias, a Terra TV, o Terra Mail, a Sociedade de Arquitectura e Restauro Terra. Sem complacência, o nome foi usado sem critério e não costa que tenha havido alguma queixa na sociedade de autores. Proponho uma reconciliação da Terra com os mais novos, saindo do pedestal de planeta ancião, uma espécie de acordo tácito com a geração que pode influenciar os “comportamentos pouco verdes” dos humanos. “O Planetinha” seria o nome desta marca dentro da marca, direccionada a um target infanto-juvenil. Merchandising de pelúcia quanto baste e canetas de cartão com tinta ecológica, um clube do “Planetinha” com direito a cartão de sócio e assento nas Nações Unidas, podendo almejar a presidência da Organização. Para os pequenos mais combativos, proponho uma versão “Planetinha Super Herói”, com livros de BD on-line, tendo o primeiro número como nome Quioto Redux – nova missão.


 


PS: Advirto ainda para um problema sério do marketing: por vezes as estratégias de comunicação são tão eficazes (como é o caso das que abordam uma preocupação ambiental), que de imediato assumimos que a solução do problema está em boas mãos, que não as nossas.


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasHoje é o Dia da Terra. O Imagens de Marca pensou em anular as emissões de CO2 que produz durante as deslocações de reportagem durante este dia e assim contribuir para a redução de gases de efeito de estufa produzidos por Portugal. Mas depressa percebemos que, mesmo com esta ajuda, o país ficava muito aquém do estipulado pelo acordo de Quioto. Optámos por traçar o perfil da marca Terra.

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