Bem-vindo. Este dossiê on-line é interactivo. Através desta aplicação Java criada para o Imagens de Marca pela HeyLife poderá fazer download de conteúdos grátis para seu telemóvel e receber informações sobre o nosso programa ou colocar como wallpaper o logótipo do nosso site. Deve enviar o ficheiro recebido no PC para o seu telemóvel, utilizando algum meio que tenha ao dispor (cabo, via bluetooth, etc…) e ficará mais perto do mundo Imagens de Marca.
Curioso? Esta aplicação através bluetooth é uma ferramenta de marketing, que Rui Sousa, Director de Negócios da HeyLife, garante “ter taxas de penetração que ultrapassam os 30 por cento”, o que na prática faz com que se torne trinta vezes mais eficaz do que colocar um banner na Internet. Para além disso, tem a vantagem de medir de uma forma muito exacta marcas e modelos de telemóveis versus downloads efectivos, por dia e até por hora. Neste caso, o consumidor só recebe a informação publicitária, se aceitar recebê-la, o que explica, na opinião de Rui Sousa, o sucesso das acções e “contribui para uma relação emocional e de longo prazo com a marca”. Várias marcas já adoptaram esta tecnologia na sua comunicação com o consumidor. Entre elas está a MTV, que durante o último Festival Sudoeste enviou mensagens multimédia para os telemóveis dos utilizadores que visitaram a tenda da marca.
Aplicação JAVA Interactiva MTV distribuida no Festival do Sudoeste (HeyLife) Aplicação JAVA Interactiva BMW distribuida via bluetooth na FIL (HeyLife)
Exemplos de publicidade interactiva, conceito que, nas palavras de Fábio Martins, pretende “puxar o consumidor para a mensagem e não empurrar-lhe a mensagem 'garganta abaixo' “. O director de New Business da YDreams faz a fronteira: “a comunicação tradicional proporciona um monólogo, já a interactividade de alguns meios de comunicação criam um diálogo, multiplicando exponencialmente a afectividade da comunicação”.
Dentro e fora do mundo on-line, a palavra de ordem neste tipo de negócio parece ser imaginação. Duas salas de cinema em Portugal já estão preparadas para um nova experiência de publicidade baseada numa plataforma que permite monitorar os movimentos de uma plateia e criar repercussões no grande ecrã. Esta tecnologia desenvolvida pela YDreams, teve aplicação prática no primeiro jogo interactivo de cinema. Já sentado na plateia e antes do filme começar, a Vodafone convida o espectador a tornar-se interveniente e a jogar o Vodafone ADSL. Lígia Pereira, da Vodafone Portugal, garante que a empresa investiu nesta forma comunicação para proporcionar entretenimento e consolidar os valores da marca ligados à juventude (veja aqui as declarações).
As empresas com dimensão internacional mostram-se mais propensas a investir neste tipo de publicidade. Em Portugal, ainda há muitos receios. “Mercados como Inglaterra já ultrapassaram o medo de falar com menos pessoas”, explica Fábio Martins, “pois sabem que a diferença entre falar com 100 pessoas que não se interessam pela marca e falar com cinco que se interessam são 5 vendas”. Já Rui Sousa argumenta que o mercado português é “bastante apetecível”, porque “somos heavy-users, mas também early-adopters” e lamenta que as marcas “hesitem em apostar neste tipo de comunicação”. Fábio Martins chega mesmo a dizer que “o mercado português é único no mundo” porque aceita a inovação, mas “ainda tem directores de marketing que apostam os budgets apenas nos media tradicionais”. Mistura que na opinião do responsável da Ydreams “atrasa um mercado que poderia estar a liderar”.
A publicidade interactiva não passa apenas pela Internet, mas passa muito pela Internet. 120 por cento é o crescimento esperado para o investimento publicitário on-line para este ano em Portugal. Apesar de o valor investido pelas marcas continuar a representar uma pequena fatia do bolo total, rondando os dois por cento (cerca de 36,5 milhões de euros de investimento), o número é revelador de uma tendência de mercado. No Reino Unido, o crescimento da publicidade on-line em 2007 excedeu as expectativas, superando o sector dos classificados de imprensa e imprensa regional, tendo em conta um estudo conjunto da PricewaterhouseCoopers e da World Advertising Research Center. Já as previsões da Internet Advertising Bureau apontam para que a publicidade na Internet supere os valores da televisão já no próximo ano, no Reino Unido. Nuno Frazão, Director Geral da View, aponta motivos para que o crescimento em Portugal seja menos significativo: “a publicidade on-line está a ser forçada em muitos casos a seguir o processo e a metodologia da publicidade tradicional – onde as agências de meios têm um papel activo – dificilmente esta imposição terá resultados positivos pois a publicidade on-line, e também a publicidade interactiva, tem consequências e impacto ao nível tecnológico”.
Ecrã Interactivo Nokia (YBillboard) Veja como funciona, aqui. | Dove: Tecnologia de Realidade Aumentada Veja como funciona, aqui |
E quanto à questão do retorno? A verdade é que estas campanhas têm, por norma, duplo impacto. È quase irónico se pensarmos que o lançamento de uma solução realmente inovadora de publicidade interactiva tem de imediato cobertura nos meios tradicionais, o que impulsiona à partido o seu impacto. A isto é associado o retorno da própria acção, que pode atingir níveis de notoriedade surpreendentes. Estudos internos realizados pela Ydreams revelam que há soluções que chegam a ter uma taxa de participação acima de 80 por cento. Como é o caso do YBillboard, um mupi interactivo, que chegou a ter um recall de marca de cerca de 93%.
Os new media permitem, aliás, um comportamento quase Big Brother por parte dos anunciantes face aos consumidores. “Se desenvolvemos uma campanha onde enviamos sete mil SMS personalizadas, conseguimos medir as taxas de resposta, indo ao pormenor do número, marca e modelo de telefone”, garante Rui Sousa da Heylife.
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