22 de março de 2011

Dossiê


A Brand Finance já deu conhecer, no âmbito da segunda edição do Brand Valuation Forum, o ranking das 50 Marcas Portuguesas mais Valiosas, resultado do seu estudo “Top Portuguese Brands League Table”.


 


A liderar o “Top Portuguese Brands League Table” encontram-se a EDP, a PT, o Pingo Doce, o Continente e a Galp Energia, que veem, pelo segundo ano consecutivo, as suas marcas a registarem os melhores ratings, encontrando-se os seus valores de marca em linha com os melhores benchmarks a nível internacional. A estrear-se, pela primeira vez no Top 5 surge a marca Continente, que recentemente se fundiu com a marca Modelo, tendo no ano passado sido as marcas Modelo e Continente avaliadas separadamente.De acordo com o estudo, a EDP lidera o ranking global, apresentando um valor de marca de 2 755 mil milhões de euros, seguida da PT que apresenta um valor de marca de cerca de 1 101 milhões de euros. A terceira e a quarta posição são ocupadas pelo Pingo Doce e Modelo Continente, com um valor de marca de 1 050 mil milhões de euros e 877 milhões, respetivamente, seguidas da Galp Energia que ocupa a quinta posição, com um valor de marca estimado em 799 milhões de euros.


 


No setor bancário, a liderança é assumida pela Caixa Geral de Depósitos, que vê o seu valor de marca estimado em 721 milhões de euros, ocupando a sexta posição no ranking global. Em segunda posição, surge o  Millenium BCP – oitava posição no ranking global -, com um valor de marca de 502 milhões de euros. A terceira posição pertence ao BES – décima quarta posição no ranking global – cujo valor de marca está avaliado em 319 milhões de euros.


 


A liderar o setor das Comunicações encontra-se a PT, com um valor de marca estimado em 1 101 mil milhões de euros, que ocupa ainda a segunda posição no ranking global. A segunda posição no setor pertence à TMN, que apresenta um valor de marca de 701 milhões e à qual se segue a ZON com um valor de marca estimado em 263 milhõesde euros. A TMN ocupa a sétima posição no ranking global, ao passo que a ZON está posicionada em décima sétima posição.


 


Pelo segundo ano consecutivo, o setor da Distribuição assume um lugar de destaque, com as marcas Pingo Doce e Modelo Continente a posicionarem-se no Top 5 do ranking global, com um valor de marca de 1 050 mil milhões de euros e 877 milhões, respetivamente.


 


O ranking avalia, ainda, as marcas do setor da Produção e Distribuição de Produtos Petrolíferos, de entre as quais a Galp Energia se destaca como a marca mais valiosa, com um valor de marca de 799 milhões de euros, valores que lhe permitem estar em concorrência direta com as grandes multinacionais do setor.


 


A performance das marcas Cimpor, Mota Engil, Efacec, Teixeira Duarte e Soares da Costa destaca-se no setor da Construção, com valores de marca avaliados em cerca de 392 milhões, 267 milhões, 134 milhões, 133 milhões e 119 milhões de euros, respetivamente.


 


No que concerne à área das bebidas, a Lactogal apresenta o valor de marca mais valiosa, 424 milhões de euros, seguindo-se a Sovena com uma valor de marca de 290 milhões, e a Sagres, com 162 milhões. A Delta, Superbock, Sumol e Compal completam o universo das marcas portuguesas mais valiosas, no setor das bebidas, com valores de marca estimados de 92 milhões, 87 milhões, 38 milhões e 28 milhões de euros, respetivamente.
 


Na área dos media, a TVI é a marca portuguesa mais valiosa, com um valor de 51 milhões de euros;  seguindo-se a SIC, com um valor de marca estimado em 48 milhões e a RTP que apresenta um valor de marca de 42 milhões de euros.


 


De acordo com João Baluarte, Managing Partner da Brand Finance Portugal, Espanha & Palop’s, “este ano verificou-se uma tendência generalizada para a redução do valor das marcas, consequência do nível de risco associado à economia portuguesa ser hoje maior do que há um ano, situação que é visível inclusive na capitalização bolsista das empresas. Contudo e apesar do contexto de crise económica e do risco do país, a força e representatividade das marcas não foi negativamente afetada. Apesar de algumas descidas verificadas no valor de marca das marcas portuguesas avaliadas no “Top Portuguese Brands League Table” , estas apresentam ratings em linha com as melhores práticas e benchmarks a nível internacional, o que lhes atribui um elevado fator de competitividade nos diferentes setores onde atuam.”


 

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