Nota: Entrevista a Rui Ribeiro, Managing Partner da QSP – Consultoria de Marketing, pelo jornalista Fernando Paula
O IM esteve na Conferência Internacional QSP Summit 2011, que este ano dedica o debate à “Inovação”.
“Leading Throught Marketing Innovation” tem como principal meta a revitalização do tecido empresarial, acrescentando valor aos produtos através de novas técnicas, rompendo com ideias pré-concebidas, criando diferenciação e melhorando a competitividade das empresas.
Os oradores convidados são David Aaker, vice-presidente da Prophet Brand Strategy, que vem falar sobre “Brand Relevance: tornar a concorrência irrelevante”; Andrew Stephen, professor de Marketing do INSEAD, com uma palestra dedicada a “Social Media & Viral Marketing”; e Steven Sonsino, autor do livro “Seven Failings of Really Useless Leaders”.
“O objectivo é alterar a competição pela preferência da marca através da criação de uma nova categoria ou subcategoria em que os concorrentes não são relevantes”, explica David Aaker, para quem “olhar para os segmentos carentes” é o caminho a seguir.
Andrew Stephen vem a Portugal debater “como os social media e as novas tecnologias de marketing digital estão a mudar tudo, nomeadamente a forma como os consumidores interagem”. Para este especialista a estratégia está em “evitar exageros e, em vez disso, descobrir como fazer que as conversas dos consumidores resultem em proveito da marca”.
Steven Sonsino deixa um conselho inicial: “se é o responsável de vendas, do desenvolvimento do negócio ou do sucesso comercial da sua empresa deve entender a nova realidade de vendas e negociação do século XXI”.
A CNN, a Intel, a Leiden University Medical Center, a EDP e o Real Madrid são os casos de estudo que vão estar em cima da mesa neste dia de trabalhos. TS
Notícias Relacionadas:
- O segredo das vendas está nas relações
Comentários (0)