A 5ª edição da Conferência Internacional QSP está agendada para 10 de Março, na Exponor, Porto.
Com o tema da “Inovação” o debate vai andar à volta do “Leading Throught Marketing Innovation”.
A organização pretende, assim, acrescentar valor aos produtos utilizando novas técnicas, rompendo com as ideias pré-concebidas, criando diferenciação e melhorando a competitividade das empresas.
A parte da tarde deste dia vai ser, acima de tudo, dedicada a Workshops: E-Commerce Mobile, Redes Sociais, Comunicação Digital e Promoção de Vendas.
Workshop “Redes Sociais” Hélder Ferreira esteve à conversa com o Imagens de Marca e explicou em quatro pontos o workshop sobre Redes Sociais que vai dar: • Redes sociais: das barreiras físicas às interacções
Hélder Ferreira
(Licenciatura e Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Coordenador da Associação Metropolitana de Serviços)
As redes sociais existem desde sempre e há muito se estuda o seu funcionamento. Os Sites dos Redes Sociais migram estas redes sociais para a internet, contribuindo para transformar (em parte) a forma como os indivíduos interagem. De que forma os SRS se relacionam com as redes sociais, os laços e as relações interpessoais entre indivíduos?
• Socialização na rede: das identidades individuais às dinâmicas colectivas
As identidades individuais nos SRS são construídas. Os SRS expõem publicamente as relações do indivíduo mas não traduzem a força dos laços. Os públicos em rede colocam novos desafios à questão da fronteira entre o público e o privado e comportam implicações na segurança e privacidade. Podemos conhecer o perfil mas conhecemos a pessoa?
• Dinâmicas de poder e cultura nas Redes Sociais
Os indivíduos não utilizam os Sites de Redes Sociais para os mesmos fins. Nos SRS cada indivíduo pode controlar o seu perfil e a evolução da sua rede. De que forma as diferentes finalidades e a dinâmica de poder enformam as interacções entre indivíduos e entre estes e as organizações?
• De Consumidores a Prosumidores activos: que implicações para as Marcas?
O envolvimento é importante para os consumidores apropriarem a marca mas é fundamental para se transformarem em prosumidores, mediante o espaço atribuído para a co-criação e recriação da marca. O envolvimento traduz-se na construção da relação a partir das interacções. Co-criação e recriação da marca implica criatividade. De que forma as marcas podem construir relações com os consumidores?
Workshop “Comunicação Digital” (Editor de Arte no Grupo Impresa e consultor internacional para a Inovation Media Consulting) A revolução digital em curso, mais precisamente no que toca à distribuição digital de conteúdos, especialmente através de aplicações dedicadas, vai estar no centro do workshop sobre Comunicação Digital.
Pedro Monteiro
Esta revolução, segundo explicou Pedro Monteiro ao Imagens de Marca, está a ter um início acelerado devido ao aparecimento dos tablets (a par com o crescente mercado de smartphones).
Nos dias de hoje é impossível falar de tablets sem investigarmos a fundo o iPad. Por isso, “neste workshop vamos perceber como é possível, actualmente, publicar conteúdo para o iPad, quais são as melhores práticas e quais os caminhos a seguir. Vamos, também, investigar com exemplos práticos as diferentes formas de comunicar com o crescente público presente nesta plataforma”.
O workshop termina com a apresentação de sete ideias e provocações para o futuro.
Nota: o Imagens de Marca é Media Partner do evento e vai continuar a acompanhar as novidades da conferência.
Comentários (0)