22 de fevereiro de 2011

Dossiê

A 5ª edição da Conferência Internacional QSP está agendada para 10 de Março, na Exponor, Porto.


 


Com o tema da “Inovação” o debate vai andar à volta do “Leading Throught Marketing Innovation”.


 


A organização pretende, assim, acrescentar valor aos produtos utilizando novas técnicas, rompendo com as ideias pré-concebidas, criando diferenciação e melhorando a competitividade das empresas.


 


A parte da tarde deste dia vai ser, acima de tudo, dedicada a Workshops: E-Commerce Mobile, Redes Sociais, Comunicação Digital e Promoção de Vendas.


 








Workshop “Redes Sociais”
Hélder Ferreira
(Licenciatura e Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Coordenador da Associação Metropolitana de Serviços)


 


Hélder Ferreira esteve à conversa com o Imagens de Marca e explicou em quatro pontos o workshop sobre Redes Sociais que vai dar:


•  Redes sociais: das barreiras físicas às interacções
As redes sociais existem desde sempre e há muito se estuda o seu funcionamento. Os Sites dos Redes Sociais migram estas redes sociais para a internet, contribuindo para transformar (em parte) a forma como os indivíduos interagem. De que forma os SRS se relacionam com as redes sociais, os laços e as relações interpessoais entre indivíduos?
•  Socialização na rede: das identidades individuais às dinâmicas colectivas
As identidades individuais nos SRS são construídas. Os SRS expõem publicamente as relações do indivíduo mas não traduzem a força dos laços. Os públicos em rede colocam novos desafios à questão da fronteira entre o público e o privado e comportam implicações na segurança e privacidade. Podemos conhecer o perfil mas conhecemos a pessoa?
• Dinâmicas de poder e cultura nas Redes Sociais
Os indivíduos não utilizam os Sites de Redes Sociais para os mesmos fins. Nos SRS cada indivíduo pode controlar o seu perfil e a evolução da sua rede. De que forma as diferentes finalidades e a dinâmica de poder enformam as interacções entre indivíduos e entre estes e as organizações?
• De Consumidores a Prosumidores activos: que implicações para as Marcas?
O envolvimento é importante para os consumidores apropriarem a marca mas é fundamental para se transformarem em prosumidores, mediante o espaço atribuído para a co-criação e recriação da marca. O envolvimento traduz-se na construção da relação a partir das interacções. Co-criação e recriação da marca implica criatividade. De que forma as marcas podem construir relações com os consumidores?



 







Workshop “Comunicação Digital”
Pedro Monteiro


(Editor de Arte no Grupo Impresa e consultor internacional para a Inovation Media Consulting)


 


A revolução digital em curso, mais precisamente no que toca à distribuição digital de conteúdos, especialmente através de aplicações dedicadas, vai estar no centro do workshop sobre Comunicação Digital.
Esta revolução, segundo explicou Pedro Monteiro ao Imagens de Marca, está a ter um início acelerado devido ao aparecimento dos tablets (a par com o crescente mercado de smartphones).
Nos dias de hoje é impossível falar de tablets sem investigarmos a fundo o iPad. Por isso, “neste workshop vamos perceber como é possível, actualmente, publicar conteúdo para o iPad, quais são as melhores práticas e  quais os caminhos a seguir. Vamos, também, investigar com exemplos práticos as diferentes formas de comunicar com o crescente público presente nesta plataforma”.
O workshop termina com a apresentação de sete ideias e provocações para o futuro.


 


Nota: o Imagens de Marca é Media Partner do evento e vai continuar a acompanhar as novidades da conferência.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasA 5ª edição da QSP vai ter uma vertente muito prática. Este mês o IM fala-lhe sobre os workshops

">
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.