27 de janeiro de 2011

Dossiê

 


É já no próximo dia 10 de Março que tem lugar a 5ª edição da Conferência Internacional QSP.
Este ano o tema da “Inovação” volta a estar em debate – “Leading Throught Marketing Innovation”. O objectivo é um: acrescentar valor aos produtos utilizando novas técnicas, rompendo com as ideias pré-concebidas, criando diferenciação e melhorando a competitividade das empresas. Em causa está, no fundo, a revitalização do tecido empresarial.


 


A CNN, a Intel, a Leiden University Medical Center, a EDP e o Real Madrid são os casos de estudo que vão estar em cima da mesa.


 


Os oradores convidados são David Aaker, vice-presidente da Prophet Brand Strategy, que vem falar sobre “Brand Relevance: tornar a concorrência irrelevante”; Andrew Stephen, professor de Marketing do INSEAD, com uma palestra dedicada a “Social Media & Viral Marketing”; e Steven Sonsino, autor do livro “Seven Failings of Really Useless Salespeople”.
 


O Imagens de Marca falou com Rui Ribeiro, da QSP, sobre a importância do tema para as empresas e os principais destaques da conferência. HH


 







Rui Ribeiro – sócio QSP – Consultoria de Marketing


 


Imagens de Marca – Porquê voltar ao tema da Inovação?


Rui Ribeiro – Entendemos que estamos a atravessar um período de massificação de oferta e globalização a todos os níveis, por um lado, e por outro de grandes dificuldades para as empresas se diferenciarem. Com a conjuntura de crise,  pode se tornar difícil para algumas empresas posicionarem os seus produtos e serviços, ganharem quotas de mercado e aumentarem vendas, quando assistimos a um aumento da oferta e manutenção ou diminuição da procura. A solução pode e deve passar pela Inovação nos produtos e serviços – acrescentando valor, mas também através da Inovação no marketing – que contém uma infinidade de possibilidades que é importante os gestores conhecerem, bem como as estratégias que podem utilizar e exemplos de quem o fez com sucesso.
Temos de insistir num tema que é fundamental para a economia portuguesa, para os gestores e para os marketeers e onde temos ainda um longo caminho a percorrer.


 


IM – Que importância representa para as empresas e para os negócios?


 


RR – A Inovação é vital para o processo de rejuvenescimento das empresas, na manutenção e aumento da competitividade global e de criação de vantagens competitivas – únicas e de difícil replicação. Para além disso, é muito importante que a Inovação seja o pilar da sustentabilidade das empresas no médio longo prazo. Não imagino empresas líderes sem processos de inovação.


 


IM – O que nos pode destacar em relação aos temas/casos que vão estar em debate?


 


RR – Nesta edição Portugal tem oportunidade de ouvir aquele que é a mais reputada autoridade de sempre no Marketing e particularmente referenciado no Branding – o Dr. David Aaker. É sem dúvida a grande referencia mundial na matéria, com 15 livros best sellers, referenciado em todos os livros de marketing,  com vários prémios mundiais.  Será a sua primeira comunicação global  sobre o seu ultimo  livro a ser editado em todo o mundo em Fevereiro  – Brand Relevance.
Todos os speakers são de nível muito elevado como é o caso de Andrew Stephen (Insead)  ou Steven Sonsino (London Business School) . Nos cases studies contaremos com marcas que nos vão explicar as suas estratégias e que são empresas que sem margem para dúvidas inovam e são lideres: CNN que abordará a forma como encarará o futuro; Real Madrid que nos vai explicar o Licencing e o Sponsoring no clube; A Intel e a EDP Renováveis que nos vão explicar as suas estratégias inovadoras e o melhor hospital universitário da Europa – a Leiden University Medical Center  – que é relevante dado o peso que este tipo de unidades hospitalares têm em Portugal.


 


IM – Que importância tem a inovação para o Marketing?


 


RR – Uma Inovação pode facilitar em muito a gestão de marketing. A Inovação de produto aliada à Inovação no Marketing pode ser arrasador para qualquer concorrente. Para isso acontecer as empresas têm por um lado de desenvolver processo internos que permitam uma busca contínua de oportunidades e inovações dentro e fora da empresa, e por outro um departamento de marketing aberto à criação de novas ideias, novas estratégias, novos segmentos, novas categorias de produto. Inovação de produto e serviços conciliada com Inovação de Marketing.


 


IM – O que é que as empresas podem aprender com a inovação? E como isso pode influenciar os negócios?


 


RR – Podem perceber que vale a pena investir na Inovação de produto e na Inovação de Marketing, porque teremos sempre e no mínimo 6 meses de avanço sobre a concorrência, tornando a nossa empresa mais competitiva e mais capaz no mercado global. O que vamos reflectir no QSP Summit 2011 é como faze-lo e quais os contributos que o marketing pode nos dar.



 


 


Nota: o Imagens de Marca será Media Partner do evento e vai continuar a acompanhar as novidades da conferência. Em Fevereiro e Março teremos em destaque dois casos em debate na conferência.

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