18 de janeiro de 2011

Dossiê

Com o boom dos social media, e por inerência das redes sociais, levantam-se algumas questões.Como poderão as marcas medir a eficácia das suas estratégias nestes meios? Será que a popularidae é sinónimo de retorno? Que sinais poderão medir a popularidade de uma marca?


 


O Imagens de Marca falou com Miguel Figueiredo, Presidente Executivo da Excentric, que explicou a diferença entre social media e redes sociais e realçou a importância do meio Internet para as marcas. Veja a entrevista aqui!


 


A popularidade de uma marca pode ser monitorizada através de diversos itens:
- Ferramentas de pesquisa para detectar o volume e o número de resultados encontrados sobre a marca.
- Ferramentas de pesquisa em blogs para detectar o número de posts, tags e comentários.
- Sites com conteúdos submetidos pelos utilizadores para votações e comentários.
- Redes sociais.
- Sites de partilha de conteúdos, como o YouTube, o Flickr, o Sapo Videos.
- Fóruns.


 


Ou seja, é possível automatizar a análise da popularidade da marca, pois existem no mercado ferramentas que o possibilitam. A Nielsen Buzz Metrics, a Sysomos’s MAP and Heratbeat e a Radian6 são, segundo especialistas nesta matéria, as soluções de busca e análise mais abrangentes, cobrindo diversos blogs, redes sociais, grupos, entre outros. No entanto, dificilmente um pequeno negócio poderá pagar por qualquer uma destas ferramentas.


 


Nestes casos,  a melhor maneira de obter esta análise é a marca focar-se nas redes sociais mais populares e nos sites mais conceituados, ao mesmo tempo que recorre a ferramentas de buca gratuitas.


 


No entanto, a análise do sentimento dos consumidores em relação às marcas é quase impossível medir de forma automática. E, a avaliação da popularidade das marcas não deve somente assentar em valores quantitativos, mas  também devem ter-se em conta os qualitativos. analizando o tom dos artigos e comentários que surgem sobre a marca.


 


 


As marcas mais populares do Facebook


 


Bastaram 6 anos para que o Facebook passasse de um pequeno site para os estudantes da Universidade de Harvard para uma rede social na Internet com mais de 500 mil utilizadores activos.


 


No dias de hoje pessoas de diversas idades, níveis de educação e situação económica aderem a esta rede social para partilhar pensamentos, fotografias e, claro, as suas preferências.


 


Com tal apelo e crescimento o Facebook pode oferecer um olhar interessante no nosso panorama cultural. Por exemplo,  Lady Gaga e o Eminem parecem ser os dois músicos mais populares no Facebook. Com excepção do Michael Jackson, estes cantores tem o maior número de “Gosto” nas suas páginas de Facebook – aproximadamente 25 milhões cada um.


 


Quanto às marcas com mais “Gosto”, a Coca-Cola e a Starbucks já eram esperadas, mas surgiram algumas surpresas, como a Coverse num estudo levado a cabo pela NBC. Por seu lado a Nike nem aparece neste Top 10.



1. Coca-cola – 21 357 836 “Gosto”
2. Starbucks – 18 972 288 “Gosto”
3. Oreo – 16 138 569 “Gosto”
4. DisNey - 12 133 996 “Gosto”
5. Skittles – 14 544 182 “Gosto”
6. Red Bull – 14 511 400 “Gosto”
7. Converse All Star - 12 133 996
8. Victoria’s Secret – 10 824 003 “Gosto”
9. Coverse – 10 249 110 “Gosto”
10. Pringles – 8 632 621 “Gosto”
 


 







Marcas Portuguesas no Facebook


(Dados da Socialbakers – Heart of Facebook Statistics)


 


Marca: Nº de Fãs – Crescimento


1. Nike Football Portugal: 291 801 – +4.33% 
2. Swatch Portugal: 211 813 – +1.62% 
3. RFM: 206 507 - +4.37% 
4. tmn: 182 261 – +11.73% 
5. Worten: 179 217 – +15.61% 
6. Fnac Portugal:  155 703 – +5.69% 
7. Vodafone Portugal:  131 563 – +4.27% 
8. Optimus: 124 674 – +1.07% 
9. Super Bock:  116 213 – +1.40% 
10. sumol portugal:  88 309 – +2.51% 


 


 


 







As marcas mais comentadas nas redes sociais


 


iPhone, Blackberry, Disney, Android, iPad, Sony, Apple, MTV e Coca-Cola foram, por ordem decrescente, as marcas que criaram mais buzz nas redes sociais em 2010, de acordo com o estudo The Vitrue100.


Três marcas da Apple conseguiram entrar no top 10 de marcas que geraram mais comentários nos blogues e redes sociais. O iPod ficou em 15.º lugar. A marca que conseguiu crescer mais foi a BlackBerry que passou da 15ª posição em 2009 para o segundo lugar.


Analisando a lista das 100 marcas constata-se que são as relacionadas com os produtos electrónicos que dominam (cerca de 30%), seguidas das ligadas à moda e à distribuição (20%).


 







Clara Shih: uma das mulheres mais influentes do mundo digital


 


Autora do livro “A Era do Facebook”, Shih é também criadora da primeira aplicação de negócio no Facebook.
O sucesso desta mulher começou quando, em 2007, juntamente com o engenheiro informático do Facebook Todd Perry, criou o “Faceconnector”, uma aplicação para o Facebook, baseada num software específico CRM (Customer Relationship Management), concebida para ajudar as empresas a gerirem a presença nas redes sociais e, com isto, terem mais e melhores resultados.
Já trabalhou para empresas como a Google e a Microsoft e, hoje, a investigadora norte-americana Clara Shih é a CEO da Hearsay Labs, empresa de software, criada pela própria, onde desenvolve para empresas o trabalho feito com o “Faceconnector”, ajudando-as a melhor gerir a sua utilização das redes sociais.

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