9 de abril de 2008

Dossiê

Vídeo:


Produto: Estoril Open


Agência: Partners


Produtora: Still


 


O qualifying começa este Sábado, para esse dia está também marcada a chegada do suíço Roger Federer. O número um do mundo é a grande atracção do torneio, ele próprio uma marca mundial, que “emprestou” a imagem ao Estoril Open e convidou os portugueses a acorreram ao Estádio Nacional (veja aqui a promoção) na próxima semana. A organização não revela pormenores do acordo com o tenista, mas contratos anteriores de Federer revelam que o profissional é pago a peso de ouro. A última renovação do seu contrato com a marca Nike  atingiu os 118 milhões de dólares. Orçamento bem mais reduzido tem a 19ª edição do Estoril Open. O custo total da organização ronda os seis milhões de euros e a Lagos Sports garante que o investimento terá retorno. Isto porque fora do courte de ténis joga-se outro jogo, com regras próprias: o jogo das marcas.



“Notoriedade, visibilidade, comunicação, referenciação, qualidade, relações públicas”, mais-valias, nas palavras de João Sacchetti, que atraem os patrocinadores do torneio. Para o director de Comunicação e Imagem da Lagos Sports, o Estoril Open permite “um processo de corporização das marcas que aumenta a eficácia das acções dos patrocinadores no terreno e a sua relação com os diversos targets”. A organização garante que quem aposta no Estoril Open não tem de se preocupar com pontos nulos. Uma exposição mediática de noventa dias, entre preparação do torneio e rescaldo, 55 mil visitantes esperados distribuídos, principalmente, pelas classes A, B e C1 e público jovem dos 14 aos 24 anos, “que procura um entretenimento de alto nível” são motivos para as marcas não quererem falhar este serviço. Na dimensão sócio-económica, João Sacchetti descreve o Estoril Open como “um grande palco de negócios”, avançando que 90 por cento dos decisores existentes em Portugal não perdem o torneio. “Há mesmo quem tire férias para poder aqui estar ao longo dos nove dias”, garante.



Há marcas que acompanham o torneio desde o início. Banco Espírito Santo e Portugal Telecom partilham quase o título de empresas residentes. “Trata-se de um dos poucos eventos desportivos com projecção internacional que têm lugar em Portugal”, explica fonte do BES. Para além disso, os visitantes pertencem a segmentos de “elevado valor e potencial para o sector financeiro”. Este ano, o banco surge mais verde. Juntamente com a organização, o BES tornou a 19ª edição do Estoril Open no primeiro torneio do ATP Tour na Europa com preocupações ambientais. As acções multiplicam-se nas vertentes de sensibilização e de racionalização de consumos. A título de exemplo está previsto que, por cada winner marcado no torneio masculino, seja plantada uma árvore. No mínimo, 2500 árvores vão ser plantadas numa zona que em 2007 foi devastada pelos incêndios. O BES pretende ainda neutralizar as emissões de CO2 emitidas no torneio no seu Sponsor Day. Nos écrãs instalados em todo o recinto do torneio serão projectadas mensagens de sensibilização ambiental e será efectuada uma acção de formação destinada a crianças sobre o tema ambiente. Para além disso, as viaturas que irão transportar os clientes BES serão híbridos, as lâmpadas convencionais vão ser substituídas por lâmpadas de baixo consumo, está prevista a utilização de papel ecológico e as informação sobre as partidas de ténis será, em grande parte, disponibilizada em ecrãs em vez de papel.



Para a Unicer, 2008 é ano de estreia. O patrocínio acordado entre a empresa e a Lagos Sports vigora até 2012 e engloba as marcas Super Bock, Água das Pedras, Vitalis e Aquanattur. Com este acordo, a Super Bock torna-se a Cerveja Oficial do Estoril Open e as marcas Água das Pedras e Vitalis serão as Águas Oficiais do torneio. Um patrocínio que vem “reforçar a estratégia de associação da empresa ao desporto”, já presente em apoios dados pela marca à Selecção Nacional de Râguebi ou ao Europeu de Futebol. Para os nove dias de torneio, estão previstas acções de sampling e degustação de produto, para além de acções promocionais, com oferta de merchandising. Aos mais novos é garantida animação promovida pelas marcas Água das Pedras e Vitalis. Já a Super Bock aposta na festa, reafirmando a ligação que mantém com a música.



As marcas acotovelam-se para terem espaço nos terrenos do Jamor e a atenção dos transeuntes e amantes do ténis vai ser disputada por patrocinadores institucionais como o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Oeiras, mas também pela gigante Coca-Cola, Prosegur, Mercedes, Cemusa, Sony Ericsson, Europcar, Whirlpool, PT Meo e TMN. A expectativa é muita, já que o nome de Federer pode fazer aumentar o número de visitantes em trinta por cento. A organização não esconde o orgulho e explica as motivações do jogador: “Roger Federer tem à sua disposição qualquer torneio do mundo para jogar e que pagariam milhões para o terem. Tivemos a honra de nos escolher a nós, que somos tradicionalmente um dos primeiros eventos de ténis da season europeia de terra batida, a única superfície onde Federer não tem um título do Grand Slam – Roland Garros, tendo já ganho, por 12 vezes, todos os outros Grand Slams”.  A estrela mundial aproveita, assim, para treinar o smash, enquanto as marcas tentam impressionar. Para já, pode contar com uma exposição dos originais da campanha internacional de Portugal fotografada por Nick Night. Se a chuva parar e as altas temperaturas voltarem, pode ainda saborear o exclusivo Cappuccino Caramel Truffle, um gelado de café distribuído pela Häagen-Dazs durante o torneio. Os bilhetes individuais diários para o Estoril Open 2008 continuam à venda e para o dia das finais já só restam cerca de 700 bilhetes disponíveis. 


 

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