O recente estudo: “comportamento nas redes sociais”, da consultora de marketing QSQ, confirma o Facebook como a rede mais utilizada pelos portugueses com cerca de 92,5 % dos utilizadores, seguido do Youtube 71,3% e do Hi5 46,4%.
Com menos expressão no país está o Twitter 18,8%; My Space 15,9%, LinkedIn 14,4%, GoogleBus 11,5%, Badoo 10,4%, Orkut 6,3% e Netlog 1,3%. De um painel online constituído por 600 inquiridos a consultora apurou ainda que o Hi5 é a rede social onde as pessoas têm mais membros (200).
Em relação ao acesso, 96,2% fá-lo a partir de casa, 50,9% navega a partir do seu local de trabalho, escola ou universidade e 19,2% acede às redes sociais através do telemóvel.
“Uma percentagem significativa refere que não faz compras mediante a utilização da informação das marcas mas indirectamente os comentários dos amigos podem influenciar o perfil de consumidor”, refere Bruno Ferreira, responsável técnico do estudo. Existem, por exemplo, 60% dos inquiridos que dizem ter páginas de marcas nas suas redes sociais e 55% dizem que visitam o perfil das mesmas.
Neste novo labirinto das redes sociais escolher o meio para comunicar parece ser um desafio para as marcas – veja o dossiê sobre as marcas e as redes sociais aqui. Recorde-se que a Pepsi deslocou o seu investimento da “Super Bowl” para apostar 15 milhões de euros na campanha online “Refresh Project”.
A marca conseguiu assim, e ao longo do ano passado, atingir outro público que não acompanhava aquele evento desportivo. AO
Veja a reportagem sobre o estudo realizado pela consultora QSQ sobre o comportamento dos portugueses nas redes sociais, na emissão deste Sábado do Imagens de Marca, na SIC Notícias
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