Carmo Leal Investigadora do FutureCast Lab Docente convidada no ISCTE-IUL
Advertising 2.0 + Geração C O conceito de publicidade 2.0 refere-se fundamentalmente a uma comunicação fortemente marcada pela bi-direccionalidade, onde as marcas deixaram de falar sozinhas. Agora, os consumidores da comunicação das marcas reagem, sugerem, exigem, colocam conteúdos, interferem na vida das marcas. É o fim de uma geração de comunicação onde o poder e a credibilidade das mensagens estavam apenas do lado do emissor. A Geração C (Conteúdos) exige uma muito maior transparência por parte das marcas levando-as a vir a jogo numa comunicação que é feita nos dois sentidos. Ex: Campanhas Nespresso, com envio de emails para os membros do Clube Nespresso, pedindo sugestões para o desenvolvimento de filmes para televisão.
Fragvergence + New media planning metrics Fragvergence resulta da junção de Fragmentation + Convergence. Refere-se a uma realidade que condiciona transversalmente toda a comunicação de marketing; a fragmentação de meios e canais para uma convergência de mensagens que têm que ser repensadas e adaptadas a novos suportes. Hoje vemos televisão e ouvimos rádio no computador e no telemóvel, onde também podemos ler o jornal. Recebemos mensagens comerciais no pequeno visor do telemóvel e podemos ver a nossa própria programação, quer no computador, quer na televisão. Podemos evitar a publicidade, com gravação de programas que saltam mensagens publicitárias e também podemos ver publicidade a pedido, como acontece no Youtube. Por outro lado, passamos de uma época em que havia poucos a difundir para muitos, para uma era em que são muitos os emissores a difundir informação para segmentos pequenos (e especializados) de consumidores de informação. Posto esta nova realidade, urge repensar a relevância das mensagens em função dos targets, cada vez mais ubíquos e exigentes. Por exemplo, uma das questões que importa repensar é a da mensuração da eficácia (cobertura e compreensão das mensagens). A tendência será para privilegiar métricas qualitativas que reflictam a atenção, a satisfação ou a capacidade de recomendar, para além da frieza dos números das audiências. Ex: a proliferação de canais especializados (narrowcasting). Canal da Volkswagen, no Youtube, por exemplo.
Sustainability Labels As marcas apostadas em defender a sustentabilidade do planeta são cada vez mais valorizadas. É importante perceber que a sustentabilidade não tem apenas a ver com ambiente e ecologia mas que é um conceito referente a outras vertentes: social, cultural, político, económico. Surgem, também, marcas certificadoras que espelham a preocupação coma defesa de causas e padrões de comportamento socialmente correctos: Ex: marcas CORES (nascida nos Açores mas já exportada para as Canárias e para a Madeira) que certifica produtos feitos em empresas de inserção social (empresas que, estando no mercado a competir com outras, foram criadas com o objectivo de incluir socialmente pessoas através do trabalho). The era of recommendation O poder da recomendação intensificou-se com a Geração C e não parece ser reversível. Actualmente, não compramos determinados produtos ou serviços sem ouvirmos críticas, recomendações e sugestões de pessoas que nunca conheceremos mas em que acreditamos e a quem damos credibilidade, por vezes superior às mensagens formais das marcas. A especialização das recomendações tende a aperfeiçoar-se, no sentido de mais se adaptar ao perfil do utilizador. Uma coisa, porém, é certa: a voz das marcas tem, hoje, poderosos concorrentes que podem veicular mensagens opostas -> a voz dos consumidores. Ex: Site Eu Sou Cliente, onde as clientes avaliam produtos e serviços dando às marcas a oportunidade de resposta.
Niche tributes (Customer rewards) Os tributos para nichos de mercado são, com frequência, uma concretização da preocupação das marcas com segmentos que, ainda que pequenos, têm necessidades especiais. Podendo ser mais ou menos lucrativos, estes tributos (upgrades, por vezes) são, também, um sinal de respeito por clientes que não vêem cobertas as suas necessidades com produtos standard. Num contexto de crescente indiferenciação de produtos e serviços, estes tributos são, seguramente, um poderoso factor de diferenciação. Ex: Telemóvel AEG para seniores e pessoas que não vêem bem. Com dígitos de grande dimensão e botão de alarme na parte de trás. |
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